Websérie dá destaque às mulheres do mundo da música

0
Gab Mariquito, cantora e produtora da websérie – Foto: Helena Cooper

Vai ao ar nesta quarta-feira, dia 28, o último episódio da websérie Compositoras do Brasil! O projeto feito em formato de documentário destaca o trabalho de grandes mulheres que fizeram diferença na música nacional. E por diversas vezes foram silenciadas ou apagadas da história.

A direção e roteiro dos episódios da websérie foram feitos por Dani Pinheiro. Já a produção ficou à cargo do Ostra Festival, evento que, desde 2017, busca trazer um espaço de acolhimento e representatividade para mulheres no mundo da música.

A última edição, inclusive, aconteceu em março de 2021 de forma online, e contou com apresentações de intérpretes como Jéssica Volpi, Luciane Dom, Bárbara Guinle e muito mais.

Compositoras do Brasil tem uma proposta inovadora: contar e debater a história da música brasileira, sob o ponto de vista das dessas artistas.

São centenas ou milhares de vozes, que tiveram sua expressividade artística marginalizada e menosprezada e, que estão aqui representadas pelas falas dessas personagens que são compositoras e entusiastas do empoderamento feminino na música“, conta a diretora. E completa, “pressão social dos papéis de gênero impediu mulheres de exercerem suas atividades artísticas com a mesma dedicação que os homens. Muitas tiveram seus trabalhos invisibilizados pelo preconceito“.

A seleção de entrevistadas para os três episódios mistura a velha guarda e os novos talentos. Participam nomes consagrados como Ana Terra, Zélia Duncan e Alice Ruiz, até novos talentos, como Thais Vilela, Jack Rocha e Doralyce.

Segundo Gab Mariquito, uma das produtoras da série, a ideia foi escolher entrevistadas que dialogassem entre si e estivessem envolvidas com a música das mais diferentes formas. “O fio que une as entrevistadas é a composição, as muitas formas de contar as histórias das compositoras brasileiras, suas dificuldades, conquistas e relação com as cenas musicais construídas atualmente“, aponta.

Antes de conferir o terceiro e último episódio de Compositoras do Brasil, que vai ao ar nesta quarta-feira, assista aos dois primeiros episódios a seguir:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui