Vinte Anos do Núcleo Bartolomeu De Depoimentos

Grupo paulistano que tem o hip hop como linguagem, comemora aniversário relendo seus textos por outros coletivos importantes.

0

Para comemorar seus vinte anos, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos convida outros grupos de São Paulo pra reler suas peças. Em seis encontros, a companhia que tem o hip hop como linguagem, quer samplear olhares, percepções e impressões.

Cláudia Schapira em Bartolomeu, Que Será que Nele Deu? - Foto: Divulgação
Cláudia Schapira em Bartolomeu, Que Será que Nele Deu? – Foto: Divulgação

Segundo Cláudia Schapira, uma das fundadoras da companhia, espera-se entender outras camadas desses trabalhos marcantes. E assim, numa devolutiva trazida pelo olhar crítico e criativo de grupos que também tem uma pesquisa continuada e de quem admiramos o trabalho, nos auxilia nesse voltar a vista atrás“, completa.

As peças e coletivos escolhidos foram: Grupo Clariô de Teatro, Cia. Antropofágica, Cia. São Jorge de Variedades, Brava Cia., Cia. do Latão e Cia. Livre.

Sem dúvida, a escolha dessas parcerias reforça a vocação de São Paulo para a manifestação e o florescimento dos grupos teatrais. O que torna a cena local cheia de boas opções e sempre efervescente de temas e linguagens. “Fazemos todes parte de um movimento de teatro de grupo que se firmou com a lei de fomento e por isso pudemos construir de forma continuada nossas trajetórias. Isso nos irmana no tempo e cruza nossos processos históricos. Com cada companhia temos uma relação distinta e isso diversifica os resultados“, confirma Schapira.

Antígona Recortada (2014) - Foto: Divulgação
Antígona Recortada (2014) – Foto: Divulgação

As leituras acontecem pelo canal do YouTube do Núcleo até agosto, com leituras remotas. E a volta ao presencial? “É o que mais desejamos, mas tem que ser com todos os cuidados. E vai ser uma alegria voltar uma sala de ensaios e apresentar em um teatro. Mas tudo mudou né?  Vai ser tudo diferente!  O valor da presença vai ser redimensionado diante do tempo de distância que experimentamos. Por outro lado, este tempo criou linguagem e modificou a forma de vida e isso vai influenciar a retomada“, deseja Shapira. E é o que o público também espera.

Vida longa ao Núcleo!

Serviço
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos 20 anos
Programação completa em: https://linktr.ee/nucleobartolomeu
De 9 de julho a 13 de agosto de 2021, sextas-feiras, 20h.
Grátis.
Transmissão: Facebook (https://www.facebook.com/nucleobartolomeu) e Youtube do grupo Núcleo Bartolomeu (https://www.youtube.com/user/nucleobartolomeu)


09/07, 20h – Bartolomeu, Que Será que Nele Deu? – Grupo Clariô de Teatro
16/07, 20h – Urgência nas Ruas – Cia São Jorge de Variedades
23/07, 20h – Acordei que Sonhava – Cia Antropofágica
30/07, 20h – Frátria Amada Brasil – Um compêndio de Lendas Urbanas – Brava Cia
06/08, 20h – Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira – Cia do Latão
13/08, 20h – Antígona Recortada – Cantos que contam sobre Pousos-Pássaros – Cia Livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui