Série da TV Cultura discute desafios das mulheres no mercado de trabalho

0
Como Ela Faz? A Série – Foto: Divulgação assessoria

Durante todo o mês de maio, a TV Cultura apresenta produção que discute a equidade de gênero dentro do mercado de trabalho. Em cinco episódios, Como Ela Faz? A Série conversa com mulheres e especialistas das mais variadas profissões, raças, classes sociais e etnias sobre as dificuldades que elas enfrentam no ambiente de trabalho.

A série Como Ela Faz? expande a discussão que se iniciou no documentário de mesmo nome, lançado em 2019 e premiado no Hollywood Women’s Film Festival. A direção é de Tatiana Villela, enquanto a produção ficou a cargo da Tocha Filmes.

Assim como o documentário, a série de cinco episódios tem o objetivo de discutir a desigualdade que mulheres enfrentam para entrarem e permanecerem no mercado de trabalho. Sejam elas professoras, jogadoras de futebol, astrônomas, empregadas domésticas ou empresárias, as mulheres historicamente enfrentam dificuldades maiores em se inserirem no mercado e manterem seus empregos. Tudo isso acontece pelo preconceito que existe contra mulheres que têm filhos – especialmente mães solo.

A série também busca discutir os diferentes desafios que mulheres brancas, negras e indígenas enfrentam ao adentrarem o mercado de trabalho, intensificadas por questões relacionadas a raça, classe social, orientação sexual e identidade de gênero.

De acordo com Villela, mesmo após a finalização do documentário, a equipe continuou entrevistando especialistas e mulheres para o projeto, o que deu origem à série. “Após a filmagem deste projeto entrevistamos mais de 10 mulheres especialistas, sociólogas, psicanalistas, historiadoras e filósofas pra falar e refletir a questão da equidade de gênero e raça no mercado de trabalho. Também acompanhamos o trabalho e a vida cotidiana de mais 13 mulheres das mais distintas profissões, classes sociais, raças e etnias para de certa forma dar voz e ilustrar a multiplicidade de mulheres que somos. Com um material cinematográfico muito diverso e rico, achamos que seria possível desdobrar essa experiência numa série documental de cinco episódios“.

Cristiane Rozeira – Foto: Divulgação assessoria

O primeiro episódio de Como Ela Faz? se chama Jornada Ininterrupta, e fala sobre o trabalho invisível exercido por milhares de mulheres diariamente, sendo elas as principais responsáveis por cuidar da casa e dos filhos.

Em 17 de maio a TV Cultura transmite o episódio A Presença Da Ausência, que discute o racismo e o preconceito, enquanto o quarto episódio, que vai ao ar no dia 24, aborda os sonhos e a liberdade que muitas mulheres conquistam por conta do trabalho. Para finalizar, o último episódio, traz um panorama histórico sobre a conquista dos direitos femininos.

Participam da série diversas personalidades femininas dos mais variados segmentos, como a jogadora de futebol Cristiane Rozeira, a filósofa Djamila Ribeiro e a cofundadora do Transemprego, maior banco de talentos de profissionais trans do Brasil, Maite Schneider. A série também conta, no núcleo de especialistas, com a influenciadora digital Preta Rara, a psicanalista Vera Iaconelli, e a advogada e ativista Sheila de Carvalho.

Ainda no primeiro semestre de 2021 será lançado o livro Como Ela Faz?, com a transcrição de todas as entrevistas feitas durante a concepção do documentário e da série na íntegra.

Serviço
Como Ela Faz? A série
Episódios de 3 a 31 de maio, toda segunda-feira, às 19:30, na TV Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui