SERENA de Ian McEwan – Blog e-Urbanidade

0
51
Serena é um livro cheio de boas surpresas e reviravoltas,porém sem ser mirabolante. Os elementos para criar a narrativa poderiam levar ao clichê de uma história bem comum, ou seja, os segredos de uma mulher do serviço secreto inglês e a realização de um amor quase impossível. Quem tem o volume em mãos não deve ter como foco apenas a história, mas a forma indiscutivelmente talentosa que o autor “brinca” com as palavras e tece sua narrativa. Por alguns momentos o leitor fica embasbacado não com os acontecimentos,mas com a forma como McEwan disserta sobre o mundo e seus personagens.
Livro Serena

Serena é formada em Matemática, mas adora livros e romances,por isso se torna colaboradora de jornais da faculdade sugerindo livros e fazendo algumas críticas literárias. Enquanto isso, conhece seus amores, separa de alguns deles e se torna, nesse caminho, funcionária do serviço secreto inglês. E recebe uma missão, oferecer apoio a um escritor iniciante, sem que ele saiba a origem do dinheiro. Uma forma do aparelho estatal ter domínio sobre as ideias e divulgar pensamentos por meio de romances e livros “chapa branca”.

O que é mais fascinante é que assisti algumas entrevistas de  McEwan quando esteve no Brasil para a FLIP e ele sempre dizia do romance sobre a perspectiva de um homem que tenta esquecer um amor. A partir daí,investiga aquela mulher, escreve sobre ela e até mesmo a reduz em alguns momentos e quando chega na última página ao invés de esquecê-la, está mais apaixonado por ela.  Nessa perspectiva procurei o tempo todo por este homem, que entendi apenas nas últimas páginas.
Apesar de toda originalidade e talento de Ian, não é um livro fácil de se ler, ou melhor, daqueles que a gente entende enquanto a tevê está ligada. É preciso certo “trabalho” diante dos parágrafos. Mas, não deixa de ser uma ótima leitura e necessária para quem deseja ter contato com um dos maiores romancistas da atualidade.

Título original
SWEET TOOTH

Tradução
Caetano Waldrigues Galindo

Capa
Kiko Farkas / Máquina Estúdio e Mateus Valadares / Máquina Estúdio

Páginas384
Formato14.00 x 21.00 cm
Peso0.46900 kg
AcabamentoBrochura

Lançamento
06/06/2012I

Selo
Companhia das Letras

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here