Poetas Denise Emmer e Álvaro Alves de Faria lançam livro sobre o amor

0
Álvaro Alves de Faria e Denise Emmer – Foto: Divulgação assessoria

O Secreto Silêncio do Amor é o novo livro de poesias dos premiados Álvaro Alves de Faria e Denise Emmer. A obra, da editora Penalux, mostra como o sentimento é capaz de vencer até as mais difíceis barreiras, e navega por diferentes histórias e séculos.

A escrita é apresentada como uma troca de correspondências entre os poetas, apresentando a dimensão desconhecida do amor.

Produzido a quatro mãos, o livro traz, em 42 poesias, as perspectivas femininas e masculinas sobre o sentimento, como é possível notar no verso de Emmer:

Ao teu lado sou uma mulher com pássaros nas saias / Ao caminharmos num parque onde serás a noite / E eu a madrugada desnuda que se abre / Em algum leito longínquo e estrelado“.

O prefácio de O Secreto Silêncio do Amor é assinado pela escritora Thereza Christina Rocque da Motta, e analisa os diferentes vieses do amor. Essa complexidade é mostrada, por exemplo, no seguinte trecho escrito por Álvaro:

Então estar dentro de ti para te sentir mais / Tão mais que não saiba o caminho de volta / Assim tão mais e tão profundamente / A me sentir ser parte do teu corpo“.

Denise Emmer possui no currículo 22 livros, e participou de coletâneas como Antologia da Nova Poesia Brasileira e Ponte Poética Rio-São Paulo. Dentre os prêmios que coleciona estão o José Marti UNESCO, pelo conjunto da obra, PEN Club do Brasil de poesia e romance.

Já Álvaro Alves de Faria foi o precursor do movimento de recitais públicos de poesia em São Paulo, sendo detido cinco vezes pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social) por subversão, à época da Ditadura Militar. Com mais de 60 livros publicados no Brasil, e também jornalista, já recebeu diversos prêmios por sua importância no cenário. Tem Prêmio Poesia Guilherme de Almeida pelo conjunto de sua obra, o Prêmio Jabuti como crítico literário, e também por sua atuação em favor do livro no jornalismo cultural. Pelo mesmo motivo foi três vezes reconhecido pelo APCA Especial.

De acordo com Denise, o convite para colaborar com Álvaro no livro foi uma surpresa, já que acreditava que “na poesia, o eu lírico não poderia ser dividido“.

No entanto, conforme o processo de escrita foi se aprofundando, os dois autores se entregaram à temática do amor, que não havia sido planejada. “Os poemas se sucediam naturalmente e diariamente como um rio que flui em corredeiras“, conta a autora.

Já segundo Álvaro, a ideia de escrever sobre o amor veio na contramão do que tem sido feito atualmente na poesia brasileira, que nos últimos anos tem mergulhado em temas mais sombrios. “Nos deixamos levar por essa poesia hoje esquecida, porque este país costuma esquecer tudo. E fomos avançando e nos surpreendemos a cada poema, tal o rumo que os poemas foram tomando, falando de amor, mas ao mesmo tempo das questões existenciais que envolvem as pessoas num labirinto sem saída“, explica o poeta.

Serviço:
O Secreto Silêncio do Amor, de Denise Emmer e Álvaro Alves de Faria
Editora Penalux, 2021.
Clique aqui para adquirir o livro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui