Pianista Luis Fernando Cirne apresenta concerto virtual

0
Projeções durante o espetáculo Devaneio – Foto: Caroline Moraes

Música e tecnologia se misturam no concerto virtual Devaneio, do pianista Luis Fernando Cirne. O espetáculo mescla clássicos da música com efeitos de iluminação e projeções de vídeo mapeadas (também conhecidas como videomapping).

Com a ideia de transcender o universo da música clássica e trazer ainda mais pessoas para esse mundo, Cirne reuniu um time de peso para o projeto Devaneio. A direção e a produção fica a cargo de Otávio Oscar, enquanto Daniele Desierrê assina a cenografia e figurino. Já Luciana Ramin produz o videomapping, Luana Gouveia cuida da iluminação.

De acordo com Cirne, a ideia é não seguir nenhum critério durante o espetáculo – ou seja, no mesmo concerto serão tocadas desde canções alegres, até músicas mais lentas e melancólicas. “A não linearidade na ordem das músicas causa a cada nova peça uma surpresa, uma mudança de atmosfera musical que, pelo contraste, torna as diferenças entre os compositores e seus estilos mais evidentes“, afirma o músico.

Luiz Fernando Cirne – Foto: Caroline Moraes

O repertório do concerto Devaneio passeia pelos mais diferentes compositores: desde os famosos J. S. Bach, Domenico Scarlatti e Chopin, até os não tão conhecidos pelo público leigo Enrique Granados e Erik Satie. A setlist também conta com os brasileiros Camargo Guarnieri e Heitor Villa-Lobos, além do próprio Luís Fernando Cirne, e de sua canção Livre Improvisação (ad libitum).

A concepção do espetáculo começou a ser feita a partir de março de 2020, no início da pandemia. Neste momento, Cirne iniciou estudos com um piano digital Roland. A ideia do instrumento é acoplar um teclado a um computador, de modo que as notas tocadas sejam extremamente parecidas com as emitidas por um tradicional piano de cauda longa.

E ainda, como o piano digital trabalha com sinais que são lidos por um software e transformados em sons de piano, seu uso é bem mais independente de fatores externos. Ou seja, ao contrário dos pianos tradicionais, no digital não é preciso se preocupar com microfones ou salas de isolamento acústico. Essa característica é primordial para um espetáculo como o Devaneio, já que a tecnologia permite que o som seja gravado e transmitido em tempo real pela internet.

Foto: Caroline Moraes

Depois de inúmeros testes, finalmente chegamos a um modelo final que integra uma série de softwares que permitem a veiculação do áudio, em conjunto com o vídeo da câmera, através do Youtube, assim como em salas de videoconferência“, revela Cirne. “A partir dessa estrutura para apresentações online de piano, montada na sala de casa, criei o concerto Devaneio“.

Serviço:
Concerto virtual Devaneio, de Luis Fernando Cirne
Dias 26, 27 e 28 de março, sexta e sábado, às 21h; e domingo, às 19h.
No canal de Youtube do pianista e perfil do Facebook do Teatro Arthur Azevedo
Dias 2, 3 e 4 de abril, sexta e sábado, às 21h; e domingo, às 19h
No perfil do Facebook do Teatro Paulo Eiró.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui