OUTROS Festival de Artes traz obras em vídeo feitas durante o isolamento social

0
Obra Quarentena Sinistro – Foto: Divulgação

OUTROS Festival de Artes está no ar! O evento virtual e gratuito promove aproximação entre artistas do teatro, dança, música e artes visuais em oito obras inéditas em vídeo, feitas durante o isolamento social.

O festival é uma realização da Antro Positivo, com curadoria do crítico Ruy Filho e da artista gráfica Pat Cividanes. Oito artistas foram convidados pelo evento e convocados a formarem duplas ou trios com outros artistas, para a realização das obras.

Segundo Ruy Filho, a ideia do evento é justamente promover diálogos e a interação com o “outro”, em falta em tempos de isolamento. “Um festival sempre começa a partir de um desejo: o nosso foi responder quem gostaríamos, nesse instante, ter ao nosso lado. Depois levamos a pergunta adiante: quem – cada artista convidado – gostaria ao seu lado? São oito obras, duas ocupações e alguns encontros que resumem o quanto este momento precisa ser retratado como diferente de tudo até aqui“, conta o crítico.

O evento virtual conta com as seguintes duplas: Eduardo Fukushima e August Severin; Elisa Ohtake e Carolina Bianchi; Juliana França e Celina Portella; Laura Vinci e Joana Porto; Leonarda Glück e Igor Augustho; Mirella Brandi e Muep Etmo, e Sandra-X e Edu Marin. Já a obra feita em trio ficou à cargo de Yara Ktaish, Panos Aprahamian e Cadu Tenório.

OUTROS Festival também traz duas ocupações virtuais, no Instagram do Antro Positivo. Dos dias 15 a 17 de março, a Ocupação 9 de Julho toma conta da rede com três lives feitas por personalidades do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC).

Obra Câmara – Foto: Divulgação assessoria

Já entre os dias 22 a 24 de março é a vez do Capão Redondo invadir o Instagram, por meio da curadoria de Bruno Capão. Por meio de três saraus, o bairro apresenta algumas de suas maiores vozes criativas da música, slam e artes visuais urbanas, como o grafitti. De acordo com Ruy, a ideia das ocupações virtuais é “enxergar a cidade”, percebendo tudo que se esconde nela.

Para encerrar o OUTROS Festival, no dia 28 de março, acontece o bate-papo Reflexos, que discute as obras apresentadas sob o olhar da crítica artística, psicanálise e filosofia. Estarão presentes na live o curador Ruy Filho, a psicanalista Bianca Dias, e com o doutor em filosofia Filipe Campello.

Saiba mais detalhes sobre as obras e ocupações no site do OUTROS Festival de Artes.

Programação:

Obras:

18/03 – 19h
CANTOS, por Eduardo Fukushima e August Severin

19/03 – 19h
DECANTAMENTO, por Sandra-X e Edu Marin

20/03 – 19h
BRECHAS + FUNDO, por Juliana França e Celina Portella

21/03 – 19h
NA BOCA DO SAPO – UM VIDEOGRAMA AMADOR, por Leonarda Glück e Igos Augustho

25/03 – 19h
KWASY, por Mirella Brandi e Muep Etmo

26/03 – 19h
QUARENTENA FASCINAÇÃO + QUARENTENA SINISTRO, por Elisa Ohtake e Carolina Bianchi

27/03 – 19h
CÂMARA قُمرة, por Yara Ktaish, Panos Aprahamian e Cadu Tenório

28/03 – 19h
MATHEUS E JANUÁRIO, por Laura Vinci e Joana Porto

Ocupações:

15, 16 e 17 de março
OCUPAÇÃO 9 DE JULHO

22, 23 e 24 de março
CAPÃO REDONDO

Bate-papo:

28/03 – 20h
REFLEXOS, com Ruy Filho, Bianca Dias e Filipe Campello.

Serviço:
OUTROS Festival de Artes
De 15 a 28 de março de 2021.
No site do evento, e no perfil do Instagram do Antro Positivo.

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here