Mostra Café com Cinema reúne 24 curtas brasileiros e colombianos

0
52
Curta À Mi Tierra – Foto: Luiz Alan Brito

Começou a mostra Café Com Cinema – Curta Jovens Realizadores! O projeto, criado pela Cia. Pierrot Lunar, chega à sua segunda edição – a primeira completamente online – com uma programação que reúne 24 curta-metragens feitos por jovens diretores brasileiros e colombianos. O evento é gratuito, e os filmes ficam disponíveis no canal de YouTube da companhia.

A mostra reúne curtas de 3 a 30 minutos dos mais diferentes gêneros, que vão desde animação até documentários, e dá oportunidade para pessoas de diversas idades que estão há pouco tempo se aventurando atrás das câmeras – chamados de “jovens realizadores”.

Na segunda edição do Café Com Cinema serão apresentados curtas dos estados brasileiros de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, além de Lá e Cá, curta da diretora colombiana Dana Isabel.

Até o final da mostra, o público poderá votar no seu curta favorito, por meio da ferramenta “curtir” do YouTube. O filme que tiver mais curtidas ao final do festival ganhará um estabilizador de imagens para gravações com o celular.

O prêmio do voto popular não é por acaso: um dos grandes diferenciais dos filmes presentes na mostra Café Com Cinema é sua pluralidade de formatos – enquanto algumas produções foram gravados com câmeras profissionais, outras captaram as imagens apenas com um smartphone. Os temas abordados também são variados, e tratam desde questões relacionadas ao isolamento social e à pandemia, até reflexões sobre a identidade.

Todos os filmes – tanto o colombiano Lá e Cá, quanto os nacionais – terão a opção de legendas em português, para garantir maior acessibilidade ao público. De acordo com Neise Neves, atriz fundadora do Cia. Pierrot Lunar e curadora do Café Com Cinema, a mostra contempla pessoas que estejam tendo suas primeiras experiências com o universo dos curta-metragens, indo desde estudantes universitários até professores e jovens cineastas.

Também destaca a forte presença de atrizes e atores que estão se aventurando pela primeira vez como diretores de seus projetos: “Talvez pela inquietude natural do artista de experimentar nesse momento dos encontros mediados pelas telas, ou ainda por ser uma mostra de cinema organizada por uma companhia de teatro“, reflete a curadora.

Celofane, ou Sobre Inexistir – Foto: Markus Schall Enk

Léo Quintão, outro curador da mostra e fundador da companhia, afirma que a diversidade de linguagens de cada um dos diretores é o que torna o Café Com Cinema um evento tão rico: “A marca da pandemia está expressa nas imagens dos trabalhos. Mas também deu certa nostalgia ao assistir, durante a seleção, obras que trazem as cidades em movimento, pessoas circulando. Percebemos que a pandemia deu uma alavancada na produção audiovisual. Chegaram muitos trabalhos de realizadores que ainda não são conhecidos no mercado, mas com alta qualidade“, revela.

Neise também afirma que, por ser uma mostra virtual com grande alcance, o Café Com Cinema se torna uma grande janela de exibição para os jovens cineastas, que se sentem livres para explorar, às vezes pela primeira vez, o universo do audiovisual.

A mostra Café Com Cinema nasceu como um cineclube criado pela Cia. Pierrot Lunar, relembrando cinemas de rua clássicos de Belo Horizonte. Em 2015, o projeto se transformou na mostra Curta Jovens Realizadores, que teve a sua primeira edição presencial, com mais de 30 filmes selecionados. “De lá para cá, o espaço, em sua trajetória de resistência e manutenção, buscava uma forma de retomar esse projeto que, em 2021, encontrou um jeito de ser realizado“, conta Neise. E completa, “infelizmente é diferente da exibição presencial, o ponto de encontro, desta vez, será virtual, mas não menos estimulante e mobilizador“.

Serviço
Mostra Café Com Cinema
De 18 a 23 de maio de 2021
Curtas disponíveis no canal de YouTube da Cia. Pierrot Lunar
Confira as sinopses dos curtas que fazem parte da programação clicando aqui.

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here