#MinhaLista com a atriz Mari Oliveira

0
118
Medusa - Foto: Bruno Mello
Medusa - Foto: Bruno Mello
Foto: Bruno Mello

A bailarina, atriz, dubladora e estudante de cinema Mari Oliveira estreia como protagonista do filme Medusa, de Anita Rocha da Silveira. O longa-metragem tem premiere no Festival de Cannes 2021 na categoria Quinzena dos Realizadores.

A Quinzena dos Realizadores é uma seleção independente realizada em paralelo com o Festival de Cannes, desde 1969, apresentando a cada ano o novo cinema original e visionário.

O filme conta a vida de Mariana, de 21 anos, e seu esforço em manter a aparência de uma mulher perfeita, reflexo da pressão da sociedade. Para não caírem em tentação, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta. Porém, há de chegar o dia em que a vontade de gritar será mais forte.

O título remete ao mito grego da Medusa, uma sacerdotisa que foi punida pela deusa Atena por se relacionar com Poseidon. Então, ela ganha cabelos de serpente e um olhar capaz de transformar todos que a vissem em pedra.

“Ela foi punida por sua sexualidade, por ser ‘impura’. Isso me traz ao Brasil contemporâneo, onde vemos o retorno de um modelo de mulher delicada e submissa – com a taxa de feminicídios subindo, a violência contra as mulheres, muitas vezes usada como forma de controle, é continuamente reiterada”, descreve Anita a diretora para o Torino Film Lab.

Mari Oliveira nasceu em Anchieta, na zona Norte do Rio de Janeiro, e em 2018 criou o projeto Tela Preta TV, que apresentava programas de cinema, moda, empreendedorismo. Também cobria eventos de comunidades cariocas em busca de uma nova narrativa e representação. Atualmente apresenta o podcast Sala 4 como estudante e espectadora de cinema.

”O filme estar em Cannes é realizar o sonho da minha adolescente que ouviu tanto que não podia, que isso não é profissão pra quem vem de onde eu venho. É engraçado porque se me perguntarem se eu imaginava tudo isso, a resposta vai ser: claro! Trabalhei tanto! Nunca tive medo de sonhar. Quero aproveitar essa chance pra fazer meu trabalho chegar longe, me render novas oportunidades e principalmente mostrar que é possível.”, comenta Mari.

Em meio a uma grande conquista, o e-Urbanidade convidou a atriz para participar da coluna #MinhaLista e selecionar cinco músicas para embalar o filme Medusa.

#MinhaLista

#1 – SONHO DE AMOR, de Patrícia Marx


#2 – A CASA É SUA, do grupo Casa Worship


#3 – I SAY A LITTLE PRAYER FOR YOU, de Aretha Franklin 


#4 – SUSPIRIA, de Goblin 


#5 – BURY A FRIEND, de Billie Eilish 

As músicas já estão na playlist do e-Urbanidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here