Japan House apresenta mais de 9 mil balões em exibição

0
46
Equilíbrio - Foto: Marina Melchers
Equilíbrio - Foto: Marina Melchers

A Japan House São Paulo apresenta uma instalação inédita com mais de 9 mil balões feita pela dupla Daisy Balloon. Essa é a primeira vez que a mostra chamada Equilíbrio chega à América Latina

A obra foi inspirada nos ciclos da natureza transformando-se com o passar das semanas, marcando a inevitabilidade da passagem do tempo.  “O público vai presenciar a passagem do tempo ao longo da exposição de uma forma diferente, já que a tendência é que os balões murchem e modifiquem a instalação de forma sutil a cada dia”, destacou Natasha Barzaghi , curadora da exposição.

Os balões com mais de 11 metros de comprimento e mais de 3 de altura estão no térreo da Japan House. Além disso os infláveis contam com uma camada externa de película, ou seja, quando a luz incide na instalação o espaço recebe um efeito semelhante ao da aurora boreal. 

A exposição conta com os recursos de acessibilidade como audiodescrição, libras e elementos táteis. Tem ainda uma proposta de mediação desenvolvida pelo local. Há pouco tempo o meu recebeu o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, concedido pela Prefeitura de São Paulo. 

A curadora Natasha Barzaghi explicou que a instalação sugere o processo do ciclo da água “como se os balões fossem gotículas de água e nuvens subindo no ar para se transformar em chuva e precipitar de volta ao chão”

A arte de Daisy Balloon 

Rie Hosokai, artista especializada em balões, e Takashi Kawada, diretor de arte e designer gráfico, fazem parte da dupla conhecida por criar projetos de diferentes formatos. Propõem desde vitrine, editoriais de moda, vestidos, vasos de plantas e peças publicitárias, até ocupação de espaços com instalações artísticas de grande porte. 

O objetivo dos trabalhos é a busca por atingir a harmonia essencial entre o homem e tudo o que está ao seu redor. O Daisy Balloon ganhou os olhares do mundo em 2013 com a produção do icônico vestido DNA Dress para a cantora islandesa Björk.

Serviço
Equilíbrio – DAISY BALLOON
Se 28 de setembro a 28 de novembro de 2021.
Entrada Gratuita.
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here