Instituto do Teatro Brasileiro abre cursos em áreas técnicas de Artes Cênicas

Os cursos nas áreas de luz, som, técnicas de palco e produção são gratuitos e serão ministrados por profissionais renomados.

0
Palco - Instituto do Teatro Brasileiro
Palco - Instituto do Teatro Brasileiro

O Instituto do Teatro Brasileiro, junto ao Teatro Porto e Instituto Porto, está com inscrições abertas para cursos gratuitos nas áreas de produção, luz, som e técnicas de palco, todos voltados a área de Artes Cênicas.

A iniciativa é do Instituto do Teatro Brasileiro para o programa PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, com aulas teóricas, práticas e estágio supervisionado. O programa surgiu para atender as crescentes demandas do mercado de trabalho de profissionais nas áreas técnicas, no campo das artes cênicas.

São Paulo, uma das três escolas inauguradas pelo Instituto, tem patrocínio da Porto Seguro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Quem pode se inscrever?

Podem participar do processo candidatos que possuam Ensino Médio completo e tenham mais de 18 anos. A seleção ocorre em duas etapas e leva em consideração a Lei nº 12.711/2012, sobre a política de cotas para o ingresso em universidades públicas federais. A primeira fase consiste na análise da ficha de inscrição do candidato. Já a segunda fase, conta com entrevistas com os coordenadores dos cursos.

A estrutura do curso

As aulas possuem formato híbrido, presencialmente nas dependências do Instituto Porto, localizado no bairro de Campos Elíseos, e online por meio de plataforma digital. O programa tem formato de laboratório e oficinas com foco em conhecimentos gerais e diversos nas artes cênicas, além de conteúdo específico sobre cada área.

Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB que dá direito a retirar o registro profissional. Além disso, os cursos contam com 96 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado obrigatório.

Cada curso é dividido em quatro módulos. O Módulo 1 (48 horas) tem grade curricular comum para todas as turmas, pois seu objetivo é contextualizar o aluno na área artística e no ambiente profissional. 

Com grade específica por curso, o Módulo 2 (16 horas) busca fundamentar o aluno sobre os fenômenos científicos e conceitos da área escolhida. O Módulo 3 (32 horas) aprofunda e desenvolve os conhecimentos vistos até aquele momento.

Já o Módulo 4 (40 horas) é o estágio supervisionado com aulas práticas no Teatro Porto Seguro, que tem como objetivo introduzir o aluno no mercado de trabalho e ajudá-lo a experimentar o cotidiano da profissão. Há também uma consultoria a partir da avaliação entregue pela entidade parceira que oferece o estágio.

O corpo pedagógico

Os responsáveis pelo programa são a consultora pedagógica Maria Thais, os coordenadores pedagógicos André Prado e Gabriel Fontes Paiva (que também coordenam as oficinas de luz e produção, respectivamente) e os coordenadores das oficinas de som, André Omote e palco, Carol Bucek. O corpo docente contará ainda com mais de 40 profissionais de notório conhecimento nas disciplinas ministradas.

Serviço
PTAC – Instituto Porto
Inscrições: de 18 de abril a 6 de maio, feitas por meio do site www.itb.art.br.
Aulas: 31 de maio a 26 de julho.
Número de vagas: 20 para Produção Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Técnico de Som e 20 para Técnico de Iluminação.
Grátis.

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here