Instalação interativa e tecnológica im.fusion chega ao MIS

0
113
Instalação im.fusion – Foto: Anderson Romão

Que tal refletir sobre a imensidão do universo enquanto navega por uma infinidade de cores e ambientes? Essa é a proposta da instalação interativa im.fusion, em cartaz no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Depois de passar por Rio de Janeiro, Niterói e Belo Horizonte, chegou a hora de São Paulo ter contato com a ambiciosa instalação, que busca refletir sobre a relação do homem com o mundo, nas suas maiores e menores formas.

Tudo acontece em uma grande sala escura, com quatro metros de altura e 10 de profundidade, onde três cenários são explorados, ao longo de 12 minutos, por projeções e efeitos especiais gráficos e sonoros.

A experiência começa mostrando aos visitantes as moléculas, depois segue para a diversidade da natureza até, por fim, chegar na imensidão do universo. De acordo com Felipe Reif, um dos idealizadores do projeto, a ideia era mostrar, por meio da tecnologia, a interação do homem com a natureza. “As câmeras e os sensores instalados nestes três cenários captam a movimentação das pessoas que passam a interferir randomicamente nas exibições“, conta.

Adequar a instalação im.fusion às atuais medidas de controle sanitário por conta da pandemia não foi uma tarefa tão difícil para os organizadores. Desde o início a ideia da experiência era promover a interação do público sem o contato físico, com um trajeto de sentido único.

Com a pandemia, algumas medidas a mais foram adotadas: o MIS instalou uma cortina de tecido para ajudar no distanciamento, tratamento antibacteriano e equipamentos de filtragem de ar, além do limite de oito pessoas por sessão – todas bem distantes umas das outras. Byron Mendes, da BM Produções (uma das produtoras do projeto) aponta: “Tem sido um momento desafiador, mas procuramos seguir todas as medidas de segurança para que o público tenha a melhor experiência possível“.

Além da instalação im.fusion, quem visitar o MIS também pode conferir a exposição gratuita Nova Fotografia 2020 – um conjunto de seis mostras fotográficas de novos artistas do cenário. Para saber mais a respeito da exposição, clique aqui.

im.fusion é uma instalação criada pelo estúdio Deeplab Project e produzida pela Dellarte Soluções Culturais e BM Produçõe, além de apoio da On Projeções.

Serviço:
Instalação im.fusion
Em cartaz até 20/06/2021
MIS – Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158, Jardim Europa – São Paulo.
Horário: Terça a domingo, das 11h às 17h00 (última entrada às 16h30).
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada). Gratuito às terças e para crianças de até 5 anos de idade.
Para comprar os ingressos, clique aqui.

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here