IMS comemora 90 anos da fotógrafa Maureen Bisilliat | e-Urbanidade

O Instituto Moreira Salles realiza live com a fotógrafa Maureen Bisilliat, que comemora seus 90 anos no dia 16 de fevereiro de 2021.

0
Maureen Bisilliat – Foto: Laura Liuzzi

Quem gosta de fotografia pode marcar sábado, dia 20 de fevereiro, na agenda! A partir das 17h, o Instituto Moreira Salles realiza live gratuita com a fotógrafa Maureen Bisilliat, que comemora seus 90 anos no dia 16 de fevereiro de 2021.

Durante o bate-papo, Bisilliat fala sobre sua carreira e legado com Rachel Rezende, Miguel Del Castillo e Sergio Burgi. A fotógrafa relembra seus registro de sertanejos e povos indígenas do Xingu e sua relação com obras de grandes nomes da literatura, como Jorge Amado e Guimarães Rosa.

Bisilliat, que nasceu na Inglaterra, mas se radicou brasileira em 1952, também analisa a ressignificação da sua obra com o passar dos anos. A live também marca o encerramento da exposição Agora ou nunca – Devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat, que já teve temporada em São Paulo e deixa o IMS de Poços de Caldas no final de fevereiro.

Mas quem não teve a chance de acompanhar a exposição não precisa se preocupar. O IMS subiu em seu canal de YouTube onze vídeos feitos por Bisilliat, que fazem parte exposição. Sob a guarda do acervo da fotógrafa desde 2003, o instituto também disponibilizou, em seu site oficial, o documentário Equivalências – Aprender vivendo, dirigido por Maureen em 2019.

Maureen Bisilliat – Foto: Laura Liuzzi

A semana também conta com um debate online cujo tema é “escolhas éticas e poéticas na fotografia”. O evento virtual conta com a presença da fotógrafa Isis Medeiros e da jornalista Thaianne Gonçalo Coelho.

Serviço:

Live – Maureen Bisilliat, 90 anos: uma conversa sobre legado, renovação e ressignificação da sua obra
Sábado, dia 20 de fevereiro, a partir das 17h.

Debate – Escolhas éticas e poéticas na fotografia, com Isis Medeiros e Thaianne Gonçalo Coelho
Quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a partir das 19:30
Transmissão ao vivo e gratuita no canal de YouTube e perfil do Facebook do IMS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui