Heliópolis ganha um novo espaço de arte e cultura

Grupo de teatro Impacto Agasias abre suas portas em novo espaço com sarau gratuito e participação mediante agendamento.

0
44
Impacto Agasias Grupo de Teatro - Foto: Divulgação
Impacto Agasias Grupo de Teatro - Foto: Divulgação

Após uma onda de fechamentos de espaços culturais e teatros durante a pandemia, a capital paulista retoma aos poucos suas programações e a reabertura de espaços culturais. É o caso do Grupo de Teatro Impacto Agasias, que após 10 anos de trabalho e pesquisa artística, concretiza a abertura de um espaço de arte e cultura na região de Heliópolis, na Casa Cultural Alcântara Sampaio.

Na visitação o público poderá aproveitar os eventos artísticos apresentados pelo grupo e também a exposição Trajetórias e Memória. A mostra traz fotos, vídeos e documentos que registram os dez anos de atividades do grupo. O mais novo espaço cultural de Heliópolis conta com dois jardins, salas de ensaio, salas de apresentações e um hall de exposições visuais.

Wallace Borges e Henrique Sanchez, integrantes do grupo, contam sobre a importância da inauguração de um espaço de cultura em Heliópolis e a integração com outros equipamentos culturais da região: “è muito bom saber que a gente divide espaço com o Cine Favela, a Rádio Heliópolis e a Biblioteca Comunitária, além dos complexos educacionais como o CEU Heliópolis e as escolas da região. Outros equipamentos públicos estão a quase três quilômetros ou mais de distância da comunidade”.

Segundo a dupla, também é muito importante o fato de a Casa Cultural Alcântara Sampaio estar na região e acolher os coletivos artísticos, para ensaios e apresentações. Tudo isso na intenção de criar um movimento artístico e uma rede com diversos artistas da região.

Grupo de Teatro Impacto Agasias. Foto: divulgação

Vale lembrar que o teatro também tem o papel de agente cultural e conciliador, já que serve como uma ferramenta efetiva de articulação entre a comunidade e a região.

“Estamos aqui como mediadores, zelando pelo cuidado do espaço e do outro, criando uma comunidade de artistas que se sintam pertencentes a este lugar, como um colo de vó. E por ter uma aparência de casa de vó, com jardins na frente, no fundo e ser uma construção antiga com lajedos picados, a gente espera que esse ambiente se espalhe por toda a região, reverberando muito amor e muita arte a cada um que passar por aqui”, comentam Wallace Borges e Henrique Sanchez.

A abertura do espaço também vem após um período de muita dificuldade, já que o setor  cultural foi o primeiro a parar e o último a retomar. Em 2020 o grupo teve toda a agenda interrompida por conta da pandemia de covid-19.

Tiveram contratos, apresentações e o Festival de Circo e Teatro cancelados. Ainda assim, conseguiram realizar algumas apresentações virtuais, de trabalhos inéditos como o Dandara Talk Show e o Tudo Junto e Misturado – online. 

A abertura do espaço conta com um sarau de inauguração gratuito e a visitação deve ser agendada.

Serviço
Sarau na Casa Cultural Alcântara Sampaio, com Grupo de teatro Impacto Agasias
20 de novembro, das 15h às 20h
Agendamento de visitas: https://bit.ly/2YgdfF4

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here