Desde o início da pandemia no ano passado, diversos grupos teatrais viram no formato online uma forma de continuarem mantendo suas apresentações. Agora, mesmo com o retorno às atividades presenciais, o público pode continuar desfrutando do teatro sem sair de casa e, com isso, vem a oportunidade de conhecer grupos de diversos lugares do Brasil e também do mundo.
É o caso do FilteBahia 2021 – Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia que reúne diversos grupos nacionais e internacionais, tudo isso feito com transmissão pelo YouTube Filte Bahia.
O festival vem se destacando no cenário nacional e internacional pelo seu valor na formação dos artistas e público. Isso tudo acontece ao provocar relações entre a prática cênica com o pensamento teatral de importantes instituições artísticas e educacionais, todas de grande relevância no eixo latino-americano.
“Em meio ao distanciamento e aos desafios que se colocam sobre o momento artístico e histórico que vivemos no Brasil, qual o papel de um festival de arte? Nós queremos valorizar os esforços de tantos artistas que fizeram do criar um modo de vida e de contribuir para que o mundo subjetivo pudesse emergir como pequenas faíscas no enfrentamento da aridez de um país assolado pela peste”, conta Luis Alonso-Aude, diretor artístico do festival.
Entre as atrações internacionais estão Any Luz Correa Orozco (Colômbia), Pedro Vilela (Brasil/ Portugal), Cia Circolando (Portugal) e uma coprodução entre Vendimia Teatro (Colômbia) e Núcleo 2 Coletivo Teatro (Brasil).
Essa edição inova ao trazer peças teatrais em apenas áudio. A obra Carta para as Futuras Gerações, da baiana Roberta Nascimento, é transmitida por WhatsApp e veiculada na RNLP – Rádio Nova da Língua Portuguesa.
Entre os artistas e grupos nacionais convidados estão Terceira Margem (BA); Coletivo DUO(BA); Cia Baiana de Teatro Brasileiro (BA); Cia de Teatro Avatar/Núcleo Caatinga (BA); Teatro Popular de Ilhéus (BA); Marconi Bispo e Emisandra Helena (PE); Teatro do Concreto (DF); Grupo Erosão (RJ); Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas (DF); Companhia de Teatro Íntimo (RJ); Outra Margem/ Andrea Duarte; Andreia Pires (CE); e Ateliê 23 (AM).
Outras atrações do FilteBahia 2021
Ainda apresentam-se montagens infantis e a organização promove oficinas, intercâmbios e o CICBAHIA – IX Colóquio Internacional Cênico da Bahia 2020.
Essas palestras e rodas de conversa estão estruturadas a partir dos seguintes temas: Visões Do Agora, Curadorias Do Presente e Registros Para O Futuro. E são promovidas numa parceira entre o Oco Teatro Laboratório e o PPGAC – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.
Por fim, outra atração da FilteBahia é o NORTEA – Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste, que promove a troca de experiências e de reflexões sobre as artes da cena entre as companhias dessa região. A cada dia acontece uma ou mais “desmontagens”, seguidas de debates. Participam os grupos Carmin (RN), Magiluth (PE), Clowns de Shakespeare (RN) e Teatro Máquina (CE).
Serviço
FilteBahia 2021 – Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia
De 22 a 28 de novembro de 2021.
Gratuito e Online.
Confira a programação completa – https://bit.ly/3c214yN