Festival Violeiros do Brasil reúne nomes consagrados da música nacional

0
85
Pereira da Viola – Foto: Elcio Paraíso

A tradição da música de viola é honrada no festival Violeiros do Brasil! O evento acontece de forma totalmente online, e reúne 14 músicos – sendo que 7 deles são violeiros consagrados da música nacional, e os outros são novos talentos.

O festival conta com material gravado e inserções de shows do histórico do projeto, que integra o DVD Violeiros do Brasil. A programação é gratuita, e estará disponível no YouTube do Museu da Casa Brasileira (MCB).

O evento foi criado por Myriam Taubkin em 1987, e é fruto do Projeto Memória Brasileira, que busca realizar um mapeamento detalhado da música nacional.

No dia 9 de abril acontece uma roda de conversa para lançamento do projeto, também no canal do MCB. O evento virtual terá a participação de Carmelita de Moraes (curadora do projeto musical do MCB), Taubkin, idealizadora do festival Violeiros, e os artistas Roberto Corrêa, Pereira da Viola, Laís de Assis e Neymar Dias.

Laís de Assis – Foto: Yuri Lemos

Dentre os nomes consagrados do cenário estão Ivan Vilela, Paulo Freire, Tavinho Moura e muito mais. Os sete jovens violeiros foram escolhidos pelos convidados do evento, em conjunto com a equipe curadora do festival. Além da música, as apresentações também contam com histórias sobre as canções e a tradição da viola.

De acordo com a organizadora do festival, a viola é um instrumento extremamente relevante no estudo da cancioneiro nacional. O objetivo do projeto é justamente manter acesa as possibilidades do instrumento, que foi transmitido pela oralidade com o passar dos anos.

Violeiros do Brasil é um olhar sobre o instrumento“, aponta Myriam Taubin. “Cada artista convidado possui uma característica importante no cenário da viola brasileira. De Nordeste a Sudeste do Brasil, nas regiões onde o instrumento faz parte do cotidiano, os tocadores mostram a diversidade, a força, as tradições e a modernidade da viola dentro da nossa música“.

Myriam acrescenta que a viola é um instrumento versátil e que compõe qualquer formação, desde conjuntos de música popular, até orquestras. “É esta diversidade que queremos mostrar, pelas mãos dos grandes violeiros e dos jovens instrumentistas. A viola, seus formatos, sua maneira de tocar e seu timbre são extremamente peculiares e autenticamente brasileiros“.

A viola chegou no Brasil no século XVI, e desde sempre teve um papel de destaque na representação da personalidade do povo brasileiro. No entanto, foi só em 1930 que o instrumento, antes tocado principalmente no campo, começou a ser produzido nas fábricas de violões.

Programação:

09/04 – Tavinho Moura e Fabrício Conde

10/04 – Passoca e Neymar Dias

11/04 – Pereira da Viola e Ricardo Vignini

17/04 – Adelmo Arcoverde e Laís de Assis

18/04 – Paulo Freire e João Paulo Amaral

24/04 – Ivan Vilela e Bruno Sanches

25/04 – Roberto Corrêa e Cacai Nunes.

Serviço:
Festival Online Violeiros do Brasil
Dias 9, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de abril, às 20h.
Transmissão gratuita no canal de YouTube do MCB.

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here