Festival Curta Campos do Jordão traz mostras competitivas com voto popular

0

Ainda dá tempo de conferir o Festival Digital Curta Campos do Jordão! O evento, idealizado pelo Cineclube Araucária, acontece até o dia 28 de abril e traz em sua programação 89 curtas-metragens nacionais dos mais variados gêneros. Os filmes estão disponíveis no site oficial do Festival, e concorrem em seis mostras competitivas – sendo que duas delas contam com Júri Popular.

Os curtas são divididos da seguinte forma: 23 filmes disputam a categoria Ficção; 19, estão na Experimental; 18, Animação; 15, Documentário; 10, Regional; e 4, categoria na Infantil. Os vencedores, além de ganharem o Prêmio Araucária de Cinema, também levam três mil reais para casa.

Uma das maiores novidades do evento é o Prêmio Regional, em que disputam filmes produzidos na região da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. A Regional é uma das categorias que contam com votação popular.

Outra categoria que também conta com Júri Popular é a de Melhor Curta Nacional, enquanto, para todas as demais, quem dá o veredito é o Júri Oficial. Mesmo que os filmes fiquem disponíveis para o público até o dia 28, as votações vão até o dia 27 de abril.

Helena Ignez, homenageada do Festival – Foto: Leo Lara – Universo Produção

Como está ficando comum nos festivais, além das apresentações, ainda conta com várias oficinas e rodas de conversa gratuitas. Dos dias 24 a 29 de abril ficam disponíveis as Oficinas de Cinema de Ralph Friedericks.

Em aulas já disponíveis no site do Festival, o cineasta fala sobre efeitos especiais, criação de personagens, fabricação de sons para filmes, e muito mais.

Durante o festival acontece a Sessão Especial para APAE, sessão de cinema virtual voltada para pessoas atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campos do Jordão e região.

Também Ralph Friedericks participa de uma live em que interessados por cinema podem tirar dúvidas. E Naná Prudêncio, uma das fundadoras da Zalika Produções, que trabalha no segmento audiovisual com foco na população preta e periférica, participa de um bate-papo com alguns dos realizadores dos curtas concorrentes.

No último dia acontece a cerimônia de encerramento do Festival Curta Campos do Jordão, com as premiações do Júri Popular, quanto pelo Oficial.

Neste dia, também homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez como Personalidade do Cinema Brasileiro em 2021. Com mais de 50 anos de carreira no teatro e no cinema, o longa mais recente de Helena como diretora é Fakir, vencedor de Melhor Filme pelo júri popular do Cinefantasy 2019. Já como atriz, Helena se imortalizou no cinema nacional ao interpretar Janete Jane no clássico O Bandido da Luz Vermelha, de 1968.

Serviço
Festival Digital Curta Campos do Jordão – 2021
Até 28 de abril de 2021.
Evento virtual e gratuito.
Para conferir a programação completa e assistir aos curtas, acesse o site do Festival.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui