Festival Cinefantasy destaca o protagonismo feminino

0
Rodson Ou (Onde O Sol Não Tem Dó) – Foto: Divulgação

Ainda dá tempo de conferir os filmes que fazem parte da programação do Cinefantasy! O evento, que é o maior festival nacional de cinema fantástico, acontece até o dia 29 de abril na plataforma Belas Artes à La Carte.

E traz como uma de suas principais novidades produções aclamadas dirigidas por mulheres. São 12 títulos, entre curtas, longas e documentários, feitos por diretoras, ao redor do mundo.

Destaque para O Psicopata, da diretora Estefanie Céspedes, da Costa Rica, que conta a história do primeiro serial killer registrado no país.

Morgana, das australianas Isabel Peppard e Josie Hess, faz um retrato artístico de uma dona de casa que, aos 50 anos de idade, decidiu se tornar uma estrela pornô feminista.

Já dentre as obras de ficção, o destaque são os dois longa-metragens nacionais dirigidos por mulheres: Voltei!, de Glenda Nicácio e Ary Rosa, conta a história de duas irmãs que são surpreendidas por uma familiar que volta dos mortos; e Rodson Ou (Onde O Sol Não Tem Dó), de Clara Chroma, Cleyton Xavier e Orlok Sombro.

Durante o Cinefantasy também acontece a mostra competitiva de curtas metragens Mulheres Fantásticas, que conta com uma seleção de oito produções de países diferentes. Dentre os filmes escolhidos, alguns destaques são: Minha Amada Virgínia, das brasileiras Bianca Mansur e Liara Belmira; Rong, de Indira Iman (da Indonésia); Uma Conversa com E, das canadenses Esabella Strickland, Taylor Mitchell e Skylar A; e Eu Tenho o Blues, de Maysaa Almumin (do Catar).

Assim como as outras mostras competitivas do Cinefantasy, a vencedora de Mulheres Fantásticas concorre ao Troféu José Mojica Marins. Além disso, os filmes brasileiros vencedores são indicados ao Prêmio FANTLATAM, de cinema fantástico da América Latina.

No dia 24 de abril acontece, nas redes sociais do Festival, o debate Mulheres no Cinema Fantástico, com a participação de Cíntia Domit Bittar, Glenda Nicácio, Mavi Simão e Beatriz Saldanha.

Afora as produções focadas no protagonismo feminino, o Cinefantasy traz mais de 150 produções feitas por cineastas de todas as partes do mundo. A programação conta com 15 mostras competitivas, dentre elas seleções voltadas para a diversidade, cultura negra, cinema fantástico infantil e adolescente. Também acontece uma série de oficinas e rodas de conversa em suas redes sociais.

Programação das oficinas e conversas

22/04 – Quinta-feira, às 21h
Bate-papo: Morgana
Com Isabel Peppard, Josie Hess, Morgana Muses, Carissa Vieira e Filippo Pitanga.

23/04 – Sexta-feira, às 19h
O terror no Brasil e coproduções intenacionais
Com Rodrigo Teixeira e Filippo Pitanga

24/04 – Sábado, às 20h
Mulheres no cinema fantástico
Com Cíntia Domit Bittar, Glenda Nicácio, Mavi Simão e Beatriz Saldanha

25/04 – Domingo, às 19h
Panorama LGBTQ no cinema de gênero
Com Camila Macedo, Lufe Steffen, Maura Ferreira e Marcelo Carrard.

Serviço
11ª Festival Cineafantasy
Até o dia 29 de abril de 2021.
Programação disponível no Belas Artes à La Carte – sujeito assinatura, consulte valores no site do serviço.
Confira a programação completa no site do Festival.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui