Farol Santander São Paulo inaugura tours virtuais

0
O Jardim das Maravilhas de Miró – Foto: Veronica Cowie

Em meio a fase emergencial em que São Paulo se encontra devido a pandemia de Covid-19, o Farol Santander encontrou novas formas de incentivar a cultura. No dia 30 de março inaugurou trajetos virtuais e gratuitos pelas exposições que tiveram início em 2021.

As mostras virtuais servem como uma forma de promover cultura e entretenimento em tempos de distanciamento social. Alinhado com as determinações estaduais e municipais, o projeto ficará em cartaz enquanto o Farol Santander permanecer fechado para o público.

Saiba mais sobre as exposições em cartaz a seguir:

A Arte da Moda – Histórias Criativas

A Arte da Moda – Histórias Criativas – Foto: Fifi Tong

A Arte da Moda – Histórias Criativas explora as relações da arte e da moda entre o Brasil e países da Europa, em especial a França. Divid-se entre os andares 19 e 20 do Farol Santander, e possui vários núcleos distintos, englobando as mais variadas abordagens do tema.

Dentre os destaques da exposição estão itens de Coco Chanel e Christian Dior, além de peças originais do vestido de casamento de Tarsila do Amaral com Oswald de Andrade.

Por conta da pandemia, o Farol Santander também prolongou a duração da mostra. Agora, ela fica em cartaz até o dia 20 de junho.

Aqui no Blog e-Urbanidade, você pode conferir uma matéria falando em detalhes sobre a exposição A Arte da Moda. Além disso, no episódio #36 – Moda e Cultura do podcast Rolê Urbano, conversamos com a curadora da mostra, Giselle Padoin.

ExFinito

ExFinito – Foto: Carol Quintanilha

No 22º andar do Farol Santander, ExFinito é a primeira grande mostra do artista chileno Iván Navarro no Brasil, e possui curadoria de Marcello Dantas e Courtney Smith.

A exposição possui 14 obras e uma instalação – Escada (Caixa D’água), presente na Praça Antônio Prado, em frente ao centro cultural.

A ideia é criar um labirinto de cores, luzes e espelhos, possibilitando que o visitante entre em um espaço simbólico do infinito e reflita sobre si mesmo.

Floresta de Números

Floresta de Números – Foto: Carol Quintanilha

Já no 23º andar encontra-se a Floresta de Números – a primeira da francesa Emmanuelle Moureaux no Brasil. Com produção de Angela Magdalena e Julia Brandão, a mostra é inspirada na cidade de Tóquio, e um de seus maiores destaques é uma instalação que leva o mesmo nome da exposição, e que foi desenvolvida por Moureaux em 2017.

Floresta de Números faz parte da série 100 Cores, que Moureaux iniciou em 2013, e que tem como objetivo causar um impacto visual em seus visitantes pelo uso de milhares de tonalidades diferentes. A exposição é preenchida por mais de 15 mil peças em forma de números de 0 a 9 suspensas no ar, possibilitando que o público possa caminhar entre elas.

O Jardim das Maravilhas de Miró

O Jardim das Maravilhas de Miró – Foto: Veronica Cowie

E por fim, no 24º andar está a exposição O Jardim das Maravilhas de Miró. Com produção da YDreams Global e curadoria de Aline Sultani, Karina Israel e Paulo Solano, a mostra cria um percurso imersivo inspirado nas obras da série Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró, do poeta Rafael Alberti.

Por sua vez, a série de Alberti é uma homenagem literária ao pintor Joan Miró, um ícone do surrealismo. Dividida em oito ambientes, a exposição elabora uma viagem a um jardim imaginário repleto de flores, plantas, pássaros, pequenos animais e gnomos.

Serviço
Tour Virtual – Farol Santander São Paulo
A partir de 30 de março de 2021
Exposições gratuitas, disponíveis no site do Farol Santander.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui