Fábricas de Cultura disponibilizam curtas-metragens e minidocumentário

Produções retratam a realidade periférica em meio à ficção. Há ainda outras atividades virtuais voltadas para dança, teatro, música e inclusão.

0
Fachada da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Foto: Jarbas Mariz
Fachada da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Crédito: Jarbas Mariz

O ano termina com uma programação repleta de atividades nas Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis.

Todas as atividades são gratuitas e realizadas virtualmente por meio do canal do Youtube das Fábricas de Cultura e buscam valorizar a diversidade de narrativas. 

Contos Africanos com a CIA Mapinguary. Foto: Danilo Oliveira.

Alguns destaques da programação

Há a transmissão do minidocumentário Verdade Ou Verdades, produzido pelo artista e cantor trap T Mac. A produção, que é indicada para maiores de 18 anos, traz a história do jovem Washington Zacarias de Oliveira, morto pela polícia. 

O caso desperta jovens artistas da periferia da cidade de Diadema a se manifestarem por meio do rap, trap, e do funk, para uma apuração justa da morte de Washington, já que o boletim de ocorrência acaba deixando muitas dúvidas. O projeto independente apresenta músicas produzidas na periferia, depoimentos de familiares e amigos, além da atuação de artistas locais.

O curta-metragem Imenso e Invisível, de Diogo Elzinga, narra a história de Olívia, uma mulher cega que vem levando uma vida intensa como se pudesse ver o colorido do mundo.

É neste cotidiano que seu cão guia a aproxima de Lucas, um homem que já havia perdido a esperança e caminhava para o fim da sua vida. A produção faz parte da Mostra de Curtas Metragens Encontros, que tem curadoria e produção de SG Company Filmes.

Somente Após Descanso tem direção e roteiro de Sihan Felix. A produção traz como discussão a realidade de pessoas marginalizadas em uma sociedade cada vez mais dura. O curta de 2020 conta com fotografia de Fabio Teixeira, ganhador do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Outra atividade em destaque é o Festival Fábrica em Movimento e apresenta quatro talentos das danças urbanas da Fábrica de Cultura do Jardim São Luís: Géssica Roseana, João Paulo, Maylla e Cezar Braga. Frutos do projeto Cessão de Espaço, os jovens hoje se encontram nas listas dos principais dançarinos do estilo na cidade. Cada um irá realizar uma apresentação durante o Festival.

A música também tem espaço na programação com o Brazilian Jazz Mafia, um trio de música instrumental brasileiro do estado de São Paulo com influências que vão desde o jazz norte americano a música regional brasileira, como o samba, o frevo, o baião e até a música africana e afrocaribenha. O grupo tem Deisy Araújo no piano, Frank Carvalho no contrabaixo e Lukas Felli na bateria.

O teatro também tem a sua vez com a Fábrica de Cultura Jaçanã. A CIA Mapinguary leva para palco histórias do livro Ubuntu E Outras Histórias Africanas, entre elas O Leopardo, a Cabra e o Inhame.

A mesma companhia também traz Ubuntu, um conto popular da Guiné Bissal, A Origem do Tambor e Ananse e o Pote de Sabedoria. São contos de ensinamento desse continente com grande diversidade cultural.

Serviço
Festival Fábrica em Movimento
5/12 – domingo – 17h
Atividade Livre
Plataforma: Youtube

Mostra de Curtas Metragens Encontros: Imenso e Invisível
9/12 – quinta-feira – 17h
Para maiores de 12 anos
Plataforma: Youtube

Exibição do curta e se José fosse Deus?
Direção: Aryani Marciano
11/12 – sábado – 18h
Atividade Livre
Plataforma: Youtube

Exibição do curta Somente após o Descanso
Direção: Sihan Felix
11/12 – sábado – 16h
Atividade Livre
Plataforma: Youtube

Verdade ou Verdades
Direção: T Mac
7/12 – terça-feira – 20h
Maiores de 18 anos
Plataforma: Youtube

Brazilian Jazz Mafia
9/12 – Quinta-feira – 20h
Atividade Livre
Plataforma: Youtube

Contos Africanos
Com: Cia Mapinguary
15/12 – quarta-feira – 16h
Atividade Livre
Plataforma: Facebook

Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura .

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here