Exposição Os Gêmeos: Segredos marca reabertura da Pinacoteca | Blog e-Urbanidade

0
Os Gêmeos - Foto: Martha Cooper
Os Gêmeos - Foto: Martha Cooper
Os Gêmeos - Foto: Martha Cooper
Os Gêmeos – Foto: Martha Cooper

Após meses fechada por conta da pandemia, a Pinacoteca reabriu em grande estilo: com uma exposição imensa dedicada a Otávio e Gustavo Pandolfo, ou Os Gêmeos. A exposição continua ativa até 22 de fevereiro de 2021.

Os Gêmeos: Segredos exibe em detalhes toda a trajetória dos grafiteiros, que hoje são um dos maiores nomes da arte urbana no Brasil e no mundo. Ao todo serão mais de mil itens expostos, sendo que 50 deles serão inéditos – dentre eles desenhos e anotações da adolescência e começo da carreira dos artistas.

A mostra invade a Pinacoteca ocupando as sete salas de exposições temporárias do primeiro andar, um dos pátios, diversos espaços internos e externos e ainda uma instalação construída especialmente para o Octógono. A exposição também contará com quadros, esculturas e instalações imersivas e sonoras.

Segundo o curador do projeto, Jochen Volz, Os Gêmeos: Segredos é uma oportunidade de conhecer mais a fundo o trabalho dos artistas. “A gente quer apresentar ao público a história dOs Gêmeos. É uma história sobre como dois moleques do Cambuci cresceram sempre tendo o desenho como uma conexão entre eles e sua principal atividade“.

Além da própria exposição, toda a Pinacoteca será literalmente invadida pela arte fantástica e muito característica dOs Gêmeos. O tradicional letreiro da fachada do museu será substituído por uma arte dos grafiteiros. A  loja da Pina também contará com um conjunto de novos produtos feitos em parceria com Otávio e Gustavo Pandolfo.

Obra "O Dia da Festa de Break" - Foto: Acervo pessoal
Obra “O Dia da Festa de Break” – Foto: Acervo pessoal

Imersos na cultura do hip hop, os artistas começaram a grafitar ainda jovens, em meados dos anos 1980. Começaram a carreira no Cambuci, centro de São Paulo, onde até hoje mantém seu ateliê.

Além do grafite, com o passar dos anos os artistas também passaram a pintar telas e esculturas. E  ganharam o mundo!

Os Gêmeos já tiveram suas artes expostas em galerias de Milão, Tóquio, Londres e Los Angeles – e apesar da fama internacional, continuam firmes no propósito de manter sua arte acessível.

Lembrando que, por conta das regras de distanciamento social, a bilheteria da Pinacoteca está fechada. Os ingressos para a exposição devem ser agendados e adquiridos pelo site oficial do museu.

Serviço:
Os Gêmeos: Segredos
Visitação: de 15 de outubro de 2020 a 22 de fevereiro de 2021.
Horário: de quarta a segunda, das 14h às 20h.
Clique aqui para acessar a agenda do blog. 

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here