Exposição Manabu Mabe: Uma experiência

Com 50 obras originais e inéditas, a exposição no Farol Santander transita pelos diversos momentos artísticos de Manabu Mabe.

0
Manabu Mabe - Foto: Repositório Estado de SP
Manabu Mabe - Foto: Repositório Estado de SP

Visitar a exposição Manabu Mabe: Uma experiência em cartaz no Farol Santander é muito mais que conhecer algumas das obras de um grande artista. É também se deparar com um passeio em que arte e história se entrelaçam, incluindo o impacto da Imigração Japonesa no Brasil.

Com conceito assinado por Ana Avelar Marcella Imparato, a exposição reúne mais de 50 obras originais pertencentes ao acervo da família do artista. Há um recorte sobre a produção e técnicas utilizadas entre as décadas de 1940 e 1990. A mostra ainda tem alguns trabalhos inéditos e uma ala imersiva para aproximar ainda mais o visitante daquele que é um dos nomes mais expressivos da arte contemporânea brasileira.

O Artista

Manabu Mabe (1924-1997) nasceu no Japão, em 1924, emigrando com a família para o Brasil em 1934, quando recomeça suas vidas.

Em 1990, o artista se estabelece com uma marca registrada e conhecida mundialmente. Traz cores vibrantes que remetem a esculturas bidimensionais e, nesta última fase, dialogando com a cultura de massas.

Ao chegar ao Brasil, o artista dedicou-se ao trabalho na lavoura de café, no interior do estado de São Paulo, o que marca grande parte da sua produção, no uso de cores fortes e intensas.

O artista, recém chegado ao Brasil, e já interessado em arte, começa a pesquisar de forma autodidata, técnicas de pintura, transitando por diversos momentos e processos de trabalhos. E é nesse primeiro momento de sua extensa carreira, que Mabe apresenta intensas pinturas em tons terrosos, com ocre, marrom e terracota. Retratando a cidade de Lins, onde viveu assim que chegou ao país.

Acerca desse seu processo de chegada ao país, trabalho nas lavouras e primeiros passos como artista, Mabe refletia: “o que é a arte? Qual a finalidade da minha pintura? Um certo dia pensei sobre tudo isso, desde então, já se passaram mais de vinte anos. Foi bom ter pensado, pois o lavrador tornou-se pintor e a minha vida mudou.”

Manabu - Farol Santander- Foto: Samantha Nascimento
Manabu – Farol Santander- Foto: Samantha Nascimento

A Exposição

A exposição está dividida em seis núcleos: Retratos E Fase Acadêmica, Paisagem: Os Anos 40, Praticando Arte De Vanguarda (Anos 50), Abstração E Mancha (Anos 60) e Pintura Contemporânea (Anos 80 e 90).

No último núcleo da exposição, Mabe passa a dialogar com o colorido da comunicação de massa da época, disseminado pelo design gráfico. O público pode conferir seus trabalhos para o cinema e televisão, principalmente para a extinta TV Manchete.

A exposição Manabu Mabe: Uma experiência é apresentada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e tem produção da Ayo Cultural, de Gabriel Curti e Julia Brandão.

Serviço

Manabu Mabe: Uma experiência, no Farol Santander.
De 29/04/22 a 31/07/2022, 19o. andar.
Ingressos disponíveis em: https://www.farolsantander.com.br/#/sp

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here