Exposição Le Courbusier

Exposição no Museu da Casa Brasileira traça um panorama das principais obras de um dos maiores gênios da arquitetura.

0
Capela Notre-Dame du Haut - Foto Cemal Emden © FLC_ADAGP, 2016
Capela Notre-Dame du Haut - Foto Cemal Emden © FLC_ADAGP, 2016

O Museu da Casa Brasileira recebe a exposição Le Corbusier – A Arquitetura Moderna Declarada Patrimônio Da Humanidade, realizada pela Embaixada da Suíça no Brasil e pelo Consulado Geral da Suíça em São Paulo, em colaboração com a Fundação Le Corbusier e Unesco.

Le Courbusier foi um dos mais importantes arquitetos do século XX, além de pintor e urbanista, tendo influenciado a geração modernista de arquitetos brasileiros. Assim, a exposição comemora os seis anos da inscrição de 17 obras de Le Corbusier no Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, apresentando o trabalho do arquiteto suíço considerado o fundador da arquitetura moderna.

Também escultor e pintor, deixou mais de 30 obras pelo mundo. Filho de um mestre relojoeiro e de uma professora de piano, é considerado um dos mais importantes arquitetos e modernistas do século XX e um dos principais influenciadores teóricos da arquitetura de todos os tempos.

A Exposição

A mostra é composta por painéis de tecidos com estampas das 17 obras, retratando temas transversais como: Le Corbusier e arquitetura moderna brasileira, Patrimônio Mundial da Humanidade numa perspectiva contemporânea, Sustentabilidade, Inovação e Educação.

Os visitantes poderão conhecer os projetos do arquiteto espalhados por sete países do mundo, em quatro continentes, como a Casa Orla Lago Léman, em Corseaux, na Suíça; a Casa Guiette, em Antuérpia, na Bélgica; o Conjunto Residencial Frugès, em Pessac na França; o Complexo Governamental, em Chandigar, na Índia e o Museu Nacional de Arte Ocidental, em Tóquio, no Japão.

Com leitor QR do celular e um painel interativo em LED, o público poderá realizar uma visita virtual em 3D às maquetes de duas obras apresentadas na mostra – Casa Orla Lago Léman e Casa Savoye. Também podem acessar sites como da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), da Fundação Le Corbusier e outros, com informações complementares ao conteúdo da exposição.

Essa será uma ótima oportunidade para que todos possam conhecer o legado arquitetônico de Le Corbusier, cuja experimentação técnico-artística revolucionou a arquitetura no século 20”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira.

Serviço

Exposição: Le Corbusier – A Arquitetura Moderna Declarada Patrimônio Da Humanidade
De 22 de julho a 25 de setembro de 2022.
Museu da Casa Brasileira – Av. Brig. Faria Lima, nº 2705 – Jardim Paulistano.
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.

Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até 22h.
R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada).
Entrada gratuita: às sextas-feiras.

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here