Eventos online e gratuitos

Programação gratuita e online abre a programação do governo estadual para os 100 anos da Semana de Arte Moderna.

0
Arrigo Barnabé. Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo prepara-se para os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 com o projeto Modernismo Hoje.

Tem eventos gratuitos e online que incluem oficinas, workshops, exibição de espetáculo e palestras da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Série Outras Vanguardas

A série Outras Vanguardas apresenta performances e depoimentos de personagens de diferentes gerações comprometidos com a renovação da linguagem e movimentos que guardam relação direta com os propósitos da Semana de Arte Moderna. Um dos convidados é a trupe do Lira Paulistana.

Composta por 10 episódios, estão na programação Arrigo Barnabé, Isca de Polícia (grupo de Itamar Assumpção), Premê, Cida Moreira, Língua de Trapo, Tetê Espíndola, Pascoal, Passoca, Tulipa Ruiz e a banda Metá Metá. Também será exibido um documentário reunindo todos os convidados desta primeira edição.

“Nosso objetivo é debater a cultura contemporânea e o novo modernismo do século 21, destacando o papel dos nossos artistas e integrando-os aos espaços do Governo Estadual”, diz Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Oficina e palestras

Oficina Rindo de quê?. Foto: Divulgação

A Oswald de Andrade apresenta a oficina Rindo De Quê com trechos de filmes, livros, revistas e depoimentos da época. Assim, apresenta-se uma introdução ao ciclo de ouro das comédias brasileiras, num período de diálogo com o grande público.

Além disso, a palestra Ouvindo O Cinema Com Outros Olhos contextualiza – a partir das obras dos compositores Ennio Morricone e John Williams – um pouco sobre o que as narrativas cinematográfica retratam. E que causam impactos psicológicos, tornando tudo inesquecível.

Espetáculos

A programação também vai contar com um espetáculo de dança-teatro on-line que trata sobre a invisibilidade e os desafios da maternidade. Tudo isso associado à transformação física, emocional e social da mulher que nasce ao tornar-se mãe.

O espetáculo Sede aborda a solidão e a loucura advindas da exaustão da sobrecarga de tarefas, do confinamento do espaço. E também da sobreposição dos universos emocionais, profissionais e familiares em um mesmo território: o da casa.

A conversa entre Gabriela Alcofra, intérprete e dramaturga do solo, Leonardo Birche, diretor, Daniel Conti, responsável pela trilha sonora, e Marília Scharlach, diretora de fotografia e câmera, aborda os principais elementos e procedimentos para a adaptação de Sede. O espetáculo originalmente foi criado para ser apresentação em palco, com espectadores presenciais, ao formato de videodança.

Os encontros Chamadas Audiovisuais, com Rodrigo Gontijo e convidados, apresentam performances on-line e registros de de apresentações por videochamada, seguidas de uma oficina sobre processos criativos. Em tempos de isolamento social, a atividade estimula as possibilidades criativas por meio de plataformas de videoconferência, na produção de happenings on-line.

Oficina de figurino: processos criativos e interlocuções cotidianas. Foto: Divulgação

E por último, a programação finaliza com a Oficina De Figurino: Processos Criativos E Interlocuções Cotidianas que busca explorar a história e os campos de pesquisa e ideação, referentes a concepção de figurinos voltada à produção audiovisual.

Serão analisadas desde as investigações estéticas, partindo do comportamento de moda como inspiração ao longo do tempo, até́ o conceito de “roupa – não-roupa”. Tud a partir de processos que contemplem recursos materiais inusitados, upcycling e reuso de matéria-prima de descarte, além de diferentes técnicas de transformação.

SERVIÇO
100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922
Todas às sextas-feiras, 20h.
Pelo aplicativo #CulturaEmCasa.

“Rindo de quê?

Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom às segundas-feiras, de 19 de julho a 9 de agosto, das 19h às 21h. Para participar, os interessados devem se inscrever neste link.

“Ouvindo o cinema com outros olhos”

A atividade será realizada pelo Zoom no dia 2 de agosto, segunda-feira, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas neste link até o dia 30 de julho.

Sede – A transmissão ficará disponível de 2 a 15 de agosto no YouTube das Oficinas Culturais.

Chamadas Audiovisuais – Os encontros pelo Zoom serão realizados às quartas-feiras, de 4 a 25 de agosto, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 25 de julho neste link.

O poder da cultura sonora no cinema -Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom às segundas-feiras, de 9 a 13 de agosto, das 18h às 21h. Para participar, é necessário realizar a inscrição neste link até o dia 2 de agosto.

Oficina de figurino: processos criativos e interlocuções cotidianas -As aulas serão ministradas pelo Google Meet às terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, de 10 a 26 de agosto. As inscrições estão abertas neste link até o dia 30 de julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui