Evento online conta fábulas de tradição oral em torno do fogo | e-Urbanidade

0
Chama das Histórias – Foto: Cout Produções

A descoberta do fogo foi elemento fundamental para o processo de contação de histórias: a partir das fogueiras na antiguidade, grupos passaram a se reunir e disseminar contos de tradição oral. Resgatar essas fábulas é a missão do evento Chama das Histórias, que acontece entre os dias 19 de fevereiro e 12 de março de forma online e gratuita.

Com idealização e curadoria de Camila Costa, a ação nasceu como uma forma de retomar as rodas de contos e histórias que passavam de geração em geração. Em tempos da pandemia, a edição de 2021 será feita de forma completamente virtual. Serão quatro episódios, publicados às sextas-feiras (de 19 de fevereiro a 12 de março) no canal de YouTube da Chama.

Em cada um dos vídeos a Chama reúne vozes femininas diversas, além de um visual incrível – as imagens foram captadas no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, seguindo todos os protocolos de segurança.

Além de Costa, participam outras mulheres que fazem parte deste universo dos contos de tradição oral: Rita Gama, Rosana Reátegui, Anamô, Lucia Morais, Gizele Santos, Emiliana Moraes, Juliana Franklin, Marcela Carvalho e Julia Grilo.

Durante os episódios também serão contados contos de origem árabe, latina e muito mais. De acordo com Camila, as narradoras também serão livres para incluir algumas passagens, contos e poemas autorais, se quiserem. “O que essas histórias têm em comum? Muitos ensinamentos escondidos em suas tramas. Eles se revelam de formas variadas a partir do encontro que cada ouvinte estabelece com determinada história. Além disso, esses contos carregam, também, mensagens de esperança, renascimento e fé na vida e nos conectam com a essência da existência e o grande mistério que é estar vivo“, conta Camila.

Foto: Cout Produções

Durante o mês também acontece os seminários Oralidades: caminhos dos contos da tradição oral. Em formato de roda de conversa, cada seminário terá em torno de duas horas de duração, divididas entre falas das convidadas e perguntas do público sobre o universo da contação de história popular.

A primeira roda de conversa será feita com a Oficina Escola de Arte Granada, enquanto, para a segunda, a colaboração será do Grupo Palavra Chave de Contadoras de Histórias. Estas atividades também são gratuitas, mas para participar é necessário fazer uma inscrição prévia. Além disso, ao final dos seminários os participantes ganharão um certificado de conclusão.

Programação

Contos de tradição oral:

19/02
Camila Costa convida Rita Gama, Rosana Reátegui e Anamô

26/02
Camila Costa convida Rita Gama, Rosana Reátegui e Lucia Morais

05/03
Camila Costa convida Grupo Palavra Chave de Contadoras de Histórias (Julia Grilo, Juliana Franklin e Marcela Carvalho

12/03
Camila Costa convida Rita Gama, Emiliana Moraes e Gizele Santos

Seminários:

25/02
Processos de aprendizagem através dos contos da tradição oral: relatos sobre as experiências na Oficina Escola de Arte Granada

04/03
Pesquisa, estudo e práticas na arte de contar histórias com o Grupo Palavra Chave de Contadoras de Histórias.

Serviço:

Chama das Histórias
De 19 de fevereiro a 12 de março, às sextas-feiras, a partir das 18h.
Evento gratuito no canal de YouTube da Chama.

Para participar dos seminários é necessário fazer inscrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui