Das novelas radiofônicas para as histórias sonoras em tempos de podcast

ASMR, podcasts, peças sonoras...confira a programação das plataformas de streaming e das peças sonoras para esse mês de julho.

0
84
Foto: Juja Han
Foto: Juja Han

Em mais de 100 anos de história, o rádio já foi o protagonista de infinitas histórias e não se pode negar o tamanho e a importância desse instrumento, que reuniu vozes, ultrapassou barreiras geográficas e consolidou diversos programas de enorme sucesso.

Com certeza sabe-se da existência das novelas radiofônicas — mesmo não tendo presenciado essa época — e do quanto os dramas sonoros foram fundamentais para a importância da rádio brasileiro. Inclusive, muitas dessas produções foram adaptadas e tornaram sucessos na televisão, anos depois.

ASMR

Hoje em dia, em tempos de podcast e diversas plataformas digitais surgindo, o ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response) vem fazendo muito sucesso na internet. Tornou-se uma opção para a rotina cada vez mais agitada das pessoas que procuram por relaxamento.

Sons de objetos sendo cortados, respirações, sussurros: isso é ASMR. Apesar de ter aparecido em 2009, foi somente nos últimos anos que essa sigla estourou na internet.

ASMR Sessions no Deezer. Foto: Divulgação

Uma das principais características do ASMR é o ato de sussurrar, trazendo formigamento na cabeça, nos braços, nuca, locais que apresentam maior sensibilidade aos estímulos auditivos.

Aproveitando o sucesso, o Deezer criou uma playlist com diversos artistas em uma interpretação única e surpreendente em ASMR.

Alicia Keys, Sir Tom Jones, Ava Max, James Blunt e YUNGBLUD regravaram grandes hits de suas carreiras em uma para projeto original e exclusivo da Deezer, o  ASMR Sessions.

O projeto marca a primeira vez que artistas globais executaram suas próprias músicas em ASMR. As canções contam com sons de respiração, batidas e sussurros que tendem a desencadear uma resposta física ou emocional, geralmente chamada de “formigamento cerebral”.

A Deezer também criou o questionário Qual É O Meu Nível De ASMR? para te ajudar a identificar o quanto desse contéudo você pode aguentar.

Áudio série Paciente 63. Foto: Divulgação

Paciente 63

Outra gigante das plataformas de streaming, o Spotify, revelou nesta semana o lançamento do áudio série Paciente 63, com as vozes protagonistas de Seu Jorge e Mel Lisboa com roteiro original de Julio Rojas.

Na nova áudio série de ficção científica, Mel Lisboa é Elisa Amaral, uma psiquiatra que grava as sessões de um enigmático paciente. Seu Jorge dá voz a esse paciente, registrado como Paciente 63, que diz ser um viajante no tempo.

O que começa como sessões terapêuticas de rotina se transforma rapidamente em um relato que ameaça as fronteiras do possível e do real. Uma história que transita entre o futuro e o passado de dois personagens que podem ter nas mãos o futuro da humanidade.

No dia 22 de julho, você pode conferir gratuitamente a áudio série de ficção científica no Spotify.

Cia O Grito

E não é só nas plataformas digitais que a arte sonora ganha força, a Cia O GRITO, de teatro, apresenta peças sonoras na região do Brás, zona Central da cidade de São Paulo. Trata-se do projeto Brás: Memórias e (Des)memórias de uma São Paulo Precária.

A intervenção propõe ao participante uma caminhada que parte da Casa Restaura-me e vai até a Praça Padre Bento. O público é convidado a realizar um percurso seguindo a voz de uma manequim que tenta reencontrar seu corpo.

Brás: Memórias e (Des)memórias de uma São Paulo Precária. Foto: Wilson Saraiva

Entre ruas, manequins e vitrines, vem um Brás, mas a ideia é descobrir o que está por trás dos detalhes e das histórias do bairro.

As peças sonoras vão acontecer entre 17 e 21 de julho, horário em que as lojas começam a fechar e as ruas ficam menos movimentadas.

Com direção de Beatriz Cruz, os áudios tours estarão disponíveis para o público, que deve levar celular e fone de ouvido próprios.

Rolê Urbano

E claro, por falar em áudio, peças sonoras e ASMR, você já conhece nosso podcast Rolê Urbano? Ouça o último episódio que está disponível no Spotify, Deezer, Google Podcast, Apple Podcast e tem um player gratuito no e-Urbanidade.


Serviço

ASMR Sessions – Deezerclique aqui.
Questionário – Qual É O Meu Nível De ASMR?

Paciente 63 – Original Spotify e estreia dia 22 de julho, grátis, só no Spotify.

Brás: Memórias e (Des)memórias de uma São Paulo Precária.
Link de inscrição: https://www.eventbrite.com/e/audiotours-memorias-e-desmemorias-tickets-162226163823
Audiotour CASA RESTAURA-ME – Dia 17 de julho, sábado, às 9h, 10h, 13h e 14h.
Audiotour pelas RUAS DO BRÁS – Dias 20 e 21 julho, às 14h.
Audiotour EXPERIÊNCIA ONLINE -Dias disponível a partir de 17 de julho.

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here