Composição Ferroviária realiza apresentações online com músicos de Minas Gerais

0
5

Um dos projetos musicais mais tradicionais do sul de Minas Gerais, Composição Ferroviária chega ao ambiente online durante o mês de junho! Em duas apresentações, nos dias 20 e 27, o projeto traz músicos da região, e também promove discussões sobre a preservação ambiental do estado com artistas de renome nacional.

Ceumar, uma das participantes do Composição Ferroviária – Foto: Julia Rodrigues

Também as duas edições o evento conta com a participação de Wolf Borges, produtor do Composição Ferroviária. “Como 2020 passou e a pandemia não, o público e nossos amigos nos falavam da saudade dos encontros. Então pensamos num Composição virtual, transmitido pelo YouTube, mas que nos permitisse trocar ideias, conversar e compartilhar nossos afetos“, conta Borges.

A ideia do projeto foi justamente trazer dois dias de evento com perfis bem diferentes, mas que dialogassem entre si. No dia 20 vai ao ar o encontro Vozes do Interior, projeto do Composição Ferroviária que existe desde 2017, e apresenta as músicas de onze artistas da região. Além de Borges, participam da transmissão Casquideo, Clayton Prósperi, Deivid Santos, Eduardo Sueitt, Ismael Tiso, Jucilene Buosi, Omar Fontes, Rafael Toledo, Raimundo Andrade e Tutuca.

Já no dia 27 acontece a transmissão Canto para Manter Viva a Nossa Arte, inspirada por uma música de mesmo nome de Borges. O evento promove discussões sobre preservação ambiental e cultural da região da Mantiqueira, e traz nomes como Albano Sales, Ceumar, Claudio Nucci, Deivid Santos, Ivan Vilela, Jucilene Buosi, Marco Lobo, Raphael du Valle, Sergio Santos, Serginho Silva e Simone Guimarães.

Além de nomes importantes da região, todos os artistas que participam das transmissões já passaram, anteriormente, pelo Composição Ferroviária. Desde 2014 o projeto tem se consolidado como parte importante da cultura de Minas, ao mesmo tempo em que promove música em estações de trem e une públicos de diferentes gerações.

Jucilene Buosi, produtora do projeto, declara: “O Composição Ferroviária tornou-se um ponto de encontro para as pessoas de diferentes localidades que apreciam a Música Popular Brasileira. É um evento raro de valorização da cultura genuinamente brasileira no interior. Também trabalhamos a formação de público e a apresentação de artistas locais, tão festejados quanto aqueles mais renomados

Ao longo de 2021, o Composição Ferroviária traz 6 eventos no total. “Nossa expectativa é de que estas etapas virtuais do Composição Ferroviária possam agregar ainda mais público – tanto o nosso já consolidado quanto dos artistas” revela Borges. “Serão eventos muito especiais, em que os compositores estarão mostrando suas composições e novidades, algo para o qual nosso público sempre se mostrou muito aberto“.

Serviço
Composição Ferroviária 2021 – etapa junho
Vozes do Interior: 20 de junho, às 10h.
Canto para Manter Viva a Nossa Arte: 27 de junho, às 10h.
Transmissão gratuita no canal de YouTube do projeto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here