Ciclo Palavras Mágicas reúne artistas e contadores de histórias

0
54
Mariana Per – Foto: Claudio Pepper

Em tempos de crescimento das fake news e pós-verdade, valorizar o poder das palavras nunca foi tão necessário. Esta é a premissa do evento Ciclo Palavras Mágicas – Histórias Semeiam Mundos, que acontece entre a partir do dia 16 de abril.

Assim, para refletir sobre o significado das palavras e a importância da contação de histórias, a cada dia o Ciclo Palavras Mágicas traz uma roda de conversa. Tem ainda uma apresentação artística ao vivo que será apresentada pelos curadores Emilie Andrade e Magno Rodrigues Faria.

Quem participa

Para começar, no dia 16, as pesquisadoras de educação Bia Machado e Giselda Perê debatem ao lado da cantora Mariana Per. Em seguida, acontece a apresentação artística da atriz e poetisa cubana Mirta Portillo.

No dia seguinte, os narradores Linete Matias e Carlos Barbosa conversam com a pedagoga Luciana Gomes, e logo em seguida acontece a apresentação do músico Dica L. Marx.

Dia 18 a roda de conversa acontece entre o artista visual Bruno Vital e o professor de língua portuguesa André Rosa, com mediação de Emilie e apresentação de Priscila Harder. No último dia, o debate fica entre o escritor Sérgio Vaz e a educadora Bel Santos Mayer, com mediação de Magno e performance de Aretha Sadick.

Os curadores

De acordo com Emilie, curadora do Ciclo Palavras Mágicas, a tradição de contar histórias é extremamente importante na construção social e cultural das pessoas, desde a infância até a vida adulta. “Um povo é formado pelas histórias que suas crianças ouvem, e sustentado pelas histórias que conta a si mesmo. As boas histórias podem liberar seu potencial ou ajudá-lo a enfrentar os seus dragões“.

Sérgio Vaz – Foto: Divulgação assessoria

Segundo Magno, o evento se coloca em um momento histórico importante do Brasil, em que a conversa e a reflexão são essenciais para a construção de um mundo melhor. “Espalhar e fomentar essas reflexões são o objetivo desse ciclo que une um fazer artístico ancestral – a arte de contar histórias e outras artes das palavras – às reflexões profundas sobre nossos sistemas em crise“, afirma o curador.

De acordo com Emilie, o principal diferencial dessas atividades está no fato de que as conversas aconteçam de forma leve e mais próxima da vida cotidiana.

Esse jeito é inspirado nas histórias da tradição oral que são sempre conectadas ao lugar, a vida cotidiana, mas, ao mesmo tempo, nos lembram que o campo das possibilidades é infinita“, reflete a curadora.

Programação:

Dia 16 de abril, sexta-feira, às 17h.
Conversa Encantamentos com Bia Machado e Giselda Perê.
Mediação de Mariana Per.
Apresentação artística de Mirta Portillo.

Dia 17 de abril, sábado, às 17h.
Conversa Pés com Linete Matias e Carlos Barbosa.
Mediação de Luciana Gomes.
Apresentação artística Dica L. Marx.

Dia 18 de abril, domingo, às 17h.
Conversa Metamorfose com Bruno Vital e André Rosa
Mediação de Emilie Andrade.
Apresentação artística de Priscila Harder.

Dia 19 de abril, segunda-feira, às 17h.
Conversa Livros com Bel Santos Mayer e Sérgio Vaz.
Mediação de Magno Rodrigues Faria.
Apresentação artística de Aretha Sadick.

Serviço
1º Ciclo Palavras Mágicas: Histórias Semeiam Mundos
De 16 a 19 de abril de 2021, às 17h.
Evento gratuito.
A transmissão acontece no canal de YouTube do evento.

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here