Casa das Rosas comemora aniversário

Casa das Rosas comemora aniversário com literatura, grafite e exposição. A versão é híbrida, presencial no jardim e on-line.

0
56
Casa das Rosas - Foto: Divulgação
Casa das Rosas - Foto: Divulgação

Com a efervescência da reabertura das atividades culturais, a Casa das Rosas, um clássico ponto cultural da capital paulista, não poderia ficar de fora. Acontece em dezembro a celebração dos 17 anos do espaço como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

O evento pretende atrair desde os admiradores da literatura, pessoas interessadas pelo patrimônio arquitetônico e cultural, até o público interessado em arte urbana. A programação conta com sarau, grafite, mostra de fotografia, encontro de escrita criativa, entre outras atividades. 

Alguns destaques da programação

A Casa das Rosas. Foto: André Hoff.

A exposição de fotos Rearquiteturas Da Memória conta a história do imóvel da Casa das Rosas, da preservação e utilização, além da sua inserção no contexto da cidade de São Paulo.

As fotografias mostram a memória do atual museu-casa literário a partir da incorporação nele do acervo bibliográfico de Haroldo de Campos, e também apresentam mais detalhes do restauro iniciado em outubro de 2021.

A mostra fotográfica tem a curadoria de Ivanei da Silva, museólogo da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, e também faz uma releitura ampliada da exposição Arquiteturas Da Memória, realizada entre 2018 e 2019.

Por ficar instalada no jardim, o público pode visitar a exposição de longa duração em todos os dias da semana, das 7h às 22h.

A conversa O Restauro da Casa das Rosas busca tirar as dúvidas do público interessado pelo desenvolvimento do processo de restauro de um imóvel tombado como patrimônio histórico, e, particularmente, como estão sendo executadas as obras de restauração da Casa das Rosas.

Vale lembrar que esse restauro busca recuperar as características originais do imóvel concluído em 1935, atualizar o sistema elétrico e hidráulico, ampliar a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e aprimorar a funcionalidade do espaço para o acolhimento de visitantes e participantes das atividades culturais e educativas.

O bate-papo conta com a mediação de Ivanei da Silva e com as presenças de Celso Nomoto, arquiteto e engenheiro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e Antonio Sarasá, restaurador e responsável pelo Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, empresa que executa o projeto atual de restauro da Casa das Rosas.

Para encerrar celebração de aniversário do museu, acontece o VI Encontro de Escrita Criativa, promovido anualmente pelo Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas. Desta vez a convidada é Michele Zgiet de Carvalho e Eliane Marques, integrantes do projeto Orisun Oro e trazem uma abordagem sobre tradução e criação literária no contexto de efervescente diálogo entre diversas manifestações da poesia dita amefricana.

Orisun Oro pesquisa, edita, traduz e divulga trabalhos de mulheres poetas afro latino-americanas e caribenhas.


Serviço 
Paulista Poética 2021: Aniversário da Casa das Rosas
4 a 11 de dezembro
Livre. Grátis.
Confira a programação completa no site da Casa das Rosas.

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here