Carolina de Jesus ganha exposição em SP

A mostra exibe a trajetória e a produção da escritora, revelando pontos não muito conhecidos da vida e obra de Carolina.

0
50
Carolina de Jesus - Foto: Divulgação/Instituto Moreira Salles
Carolina de Jesus - Foto: Divulgação/Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles inaugura, na sede em São Paulo, a exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil Para Os Brasileiros. A mostra exibe a trajetória e a produção da escritora, com outros registros não muito comuns de serem apresentados sobre ela, como a música e fotos pessoais e familiares.

O evento reúne cerca de 300 itens que entrelaçam diferentes linguagens sobre a autora, entre fotografias, matérias de imprensa, vídeos e outros documentos. Além disso, a seleção traz 60 obras de artistas que dialogam com os temas relacionados à Carolina de Jesus.

A exibição será dividida em 15 núcleos temáticos, desde a infância da autora até o período em que a escritora deu ênfase em pautas como o antirracismo, as lutas pelo letramento e pela moradia.

A exposição gratuita integra também a programação expandida da 34ª Bienal de São Paulo, que pode ser visitada gratuitamente no Pavilhão Ciccillo Matarazzo até 5 de dezembro de 2021. 

Um Brasil para os brasileiros

O título da exposição parte de dois cadernos com manuscritos originais feitos por Carolina de Jesus. Em 1975, esses trabalhos foram entregues pela própria autora à pesquisadora Clélia Pisa, que chegou a publicar um livro chamado Brasileiras, na França. Assim, depois da morte de Carolina, esses cadernos foram editados e publicados na Europa.

Em todo o processo de edição, as obras originais da escritora sofreram diversas alterações que desrespeitaram o conteúdo. Por isso todos os escritos serão exibidos logo na entrada da mostra, como um fio condutor de toda criação da artista.

Um dos objetivos para esta exposição é que o público conheça uma nova visualidade da autora. Nas fotografias, por exemplo, expressões mais sorridentes e vestimentas mais elegantes, contrário do que estamos acostumados a ver em relação à Carolina de Jesus, que nas fotos mais conhecidas está sempre séria.

A visão da artista no meio internacional também será abordada no evento. A obra – Quarto de Despejo – foi traduzida para mais de 14 idiomas e a exposição vai trazer exemplares de várias edições internacionais para mostrar a influência do trabalho em diversas partes do planeta. 

Quarto De Despejo também expõe o papel da autora como mãe solo de três filhos, provocando inúmeras discussões sobre o assunto. A exibição conta com fotos inéditas da família. 

O que poucos sabiam é que mesmo com tantas qualidades, Carolina de Jesus ainda tinha outro talento, desta vez com a música. A autora chegou a produzir um LP com 12 canções que estão guardadas pelo IMS e, também, serão tocados na mostra.

A homenageada foi um marco para a literatura brasileira, apesar do maior sucesso ter acontecido depois da morte. E hoje ainda traz importantes questões sobre as lutas sociais e o racismo.

Serviço
Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros
Até 30 de janeiro de 2022 – terça a sexta, 12h às 19h. Sábados, domingos e feriados (exceto segundas), 10h às 19h. Última entrada às 18h.
IMS Paulista -Entrada gratuita.
Para visitar a mostra, é preciso realizar agendamento prévio no seguinte site: www.sympla.com.br/imspaulist

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here