Biblioteca Mário de Andrade estreia versão virtual do espetáculo A Semente da Romã | Blog e-Urbanidade

0
78
Parte do elenco de A Semente da Romã - Foto: Yghor Boy
Parte do elenco de A Semente da Romã - Foto: Yghor Boy
Parte do elenco de A Semente da Romã - Foto: Yghor Boy
Parte do elenco de A Semente da Romã – Foto: Yghor Boy

Em tempos de pandemia, a Companhia da Memória encontrou uma forma de recriar seus espetáculos. É com isso em mente que, até o dia 16 de março, estará disponível gratuitamente no canal de YouTube da Biblioteca Mário de Andrade a peça online A Semente da Romã.

A Semente da Romã possui texto original de Luis Alberto de Abreu, enquanto a direção e a montagem ficam a cargo de Marina Nogaeva Tenório e Ruy Cortez. Já o elenco conta com Sérgio Mamberti, Walderez de Barros, Ondina Clais, Eduardo Estrela, Lavínia Pannunzio e João Vasconcellos.

A peça originalmente se chamaria As Três Irmãs e a Semente da Romã, e estrearia de forma presencial em abril de 2020. Em seus moldes tradicionais, o espetáculo contaria com duas plateias: uma que assistiria à encenação de As Três Irmãs, texto famoso de Anton Tchekhov, e outra que estaria “nas coxias”, assistindo aos bastidores e à interação dos atores – essa parte do espetáculo seria A Semente da Romã.

Por conta da pandemia, a peça presencial foi adiada e a Companhia da Memória decidiu lançar A Semente da Romã de forma gratuita pela Biblioteca Mário de Andrade. O espetáculo conta com três gerações de atores que, enquanto esperam suas entradas no último dia de apresentação de As Três Irmãs, dialogam sobre o futuro da arte, o cenário político atual e suas próprias vidas – traçando, inclusive, paralelos com os personagens da obra de Tchekhov.

Apesar da relação com As Três Irmãs, o foco de A Semente da Romã é falar sobre o que é ser um artista de teatro no Brasil, trazendo um diálogo entre as gerações mais antigas e as mais novas. “Buscamos lidar diretamente com esta situação ao trazer para o primeiro plano dois dos nossos mais experientes atores vivos, Sérgio Mamberti e Walderez de Barros, que carregam no corpo a memória do fazer teatral neste país“, conta Marina.

Coadjuvantes no texto de Tchekhov, aqui esta geração mais velha toma a voz e se torna protagonista. Enquanto guardiã da memória, ela conduz uma reflexão sobre o momento atual e estabelece um elo de transmissão entre as três gerações presentes no palco. E é a partir deste encontro, desta comunhão entre as gerações, entre o que foi, o que se deseja ser e o que será, que começa a ser forjado o sonho de um teatro futuro”.

Elenco de A Semente da Romã - Foto: Ale Catan
Elenco de A Semente da Romã – Foto: Ale Catan

Além da peça A Semente da Romã, disponível no canal de YouTube da Biblioteca Mário de Andrade, no canal do Sesc Pompéia é possível assistir a um minidocumentário sobre o processo de montagem do espetáculo e ao projeto Monólogos, em que os atores improvisam suas cenas se inspirando no texto de Tchekhov.

As Três Irmãs e a Semente da Romã é a quarta parte do projeto A Pentalogia do Feminino, criado pela Companhia da Memória. Neste conjunto de espetáculos a companhia busca criar uma relação entre cinco obras, sob a perspectiva feminina.

A primeira peça do projeto é Katierina Ivânovna, de Daniel Guink, que dá voz à personagem de Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski. Já a segunda parte se chama Punk Rock, e fala sobre o bullying e violência nas escolas.

O terceiro espetáculo da Pentalogia do Feminino é Réquiem para o Desejo, releitura da obra Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams. Já a quinta obra se chama Charlotte e é uma livre criação a partir da obra Vida? Ou Teatro?, de Charlotte Salomon. O espetáculo aborda o fascismo, holocausto e genocídio, e está em fase de planejamento.

Serviço:
Espetáculo online A Semente da Romã
De 16 de janeiro a 16 de março de 2021.
Disponível gratuitamente no canal de YouTube da Biblioteca Mário de Andrade
Classificação etária: 14 anos

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here