Arte, Botânica e Ciência: tudo isso no novo podcast do Inhotim

Com participação de Adriana Varejão, Marcelo Gleiser, Leda Martins, Ayrson Heraclito entre muitos convidados e convidadas, o podcast conta com a apresentação da atriz Bárbara Colen.

0
Bárbara Colen nos bastidores do Inhotim Podcast - Foto : Rennan Otto
Bárbara Colen nos bastidores do Inhotim Podcast. Foto de Rennan Otto

O museu de arte contemporânea Inhotim lança seu podcast e traz nomes da cena contemporânea das Artes Visuais, como Adriana Varejão, Marcelo Gleiser, Leda Martins, Ayrson Heraclito entre muitos outros convidados e convidadas. Os seis episódios da primeira temporada contam com a apresentação da atriz Bárbara Colen, intitulada Território Específico.

O Inhotim não é apenas um museu de arte contemporânea, mas também um Jardim Botânico, localizado em Brumadinho, Minas Gerais. Foi idealizado nos anos 1980 pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz e é um dos maiores museus a céu aberto do mundo.

Sonic Pavilion de Doug Aitken, no Inhotim. Foto: Carol Lopes.

O podcast entende o Inhotim como parte de um ecossistema muito maior que ele. Como Jardim Botânico, estamos localizados entre o Cerrado e a Mata Atlântica, ou seja, o que acontece nesses biomas, nos afeta diretamente. Como museu, o Inhotim também está inserido em um contexto local e global e dialoga com essas realidades. Em outras palavras, o Inhotim Podcast toma os acervos botânicos e artísticos como ponto de partida e de lá embarca para outras viagens“, explica Lorena Vicini, Gerente de Comunicação do museu e nome à frente da concepção e pesquisa do projeto.

Realizado em parceria com a Rádio Novelo, que assina outros podcasts de sucesso e conhecidos do público como Praia dos Ossos e Foro de Teresina, o progama busca trazer ao ouvinte o estado de espírito que Inhotim propicia a seu visitante.

Ruídos de passos na grama, cantos de pássaros e a água correndo compõem a trilha dos episódios junto com depoimentos de artistas, funcionários do Inhotim e especialistas nas mais diversas áreas.

Cada episódio se dedica a um assunto, que parte de um aspecto da experiência no Inhotim, tais como tempo, horizonte, deslocamentos, realidades, sinestesia e o chão. Assim os programas são construídos de forma transversal, conectando o ouvinte a perspectivas diferentes sobre o tema.

No primeiro episódio Tempo, o artista Heráclito conversa sobre as diferentes concepções de tempo nas matrizes africanas. Já o cientista  Gleiser traz a perspectiva da Física sobre o assunto. Ao mesmo tempo Sabrina Carmo, bióloga e coordenadora de Jardim Botânico no Inhotim, conversa sobre o ponto de vista do tempo da natureza, exemplificando com o Tamboril, árvore símbolo do Inhotim.

O tema ainda é abordado por outros convidados como a artista Raquel Garbelotti e falam sobre a importância da passagem do tempo para reconhecimento da obra A Clareira (2000), fotografia feita em Inhotim antes de sua abertura oficial.

O projeto faz parte do Território Específico, eixo de pesquisa que norteia a programação do Inhotim no biênio de 2021 e 2022.  Inspirada nos estudos do geógrafo brasileiro Milton Santos, a pesquisa traz o conceito de território a partir de suas diferentes escalas de processos e fronteiras. Assim, a existência do território só é dada pela vida que o anima e por suas relações sociais gestadas nesse processo.  

Ficha técnica 
Produção: Instituto Inhotim e Rádio Novelo
Apresentação: Bárbara Colen
Concepção: Lorena Vicini
Coordenação geral: Paula Scarpin, Renan Sukevicius, Vitor Hugo Brandalise e Ricardo Lopes
Coordenação digital: Ricardo Lopes e Juliana Jaeger
Roteiro: Renan Sukevicius, Vitor Hugo Brandalise e Lorena Vicini
Pesquisa: Lorena Vicini e Gabriela Longman
Produção: Renan Sukevicius e Gabriela Varella
Edição e montagem: Julia Matos
Finalização e mixagem: Luis Rodrigues e João Jabace, da Pipoca Sound
Distribuição: Bia Ribeiro
Música original: Luis Rodrigues e João Jabace, da Pipoca Sound
Identidade visual: Allesblau

Serviço 

Inhotim Podcast — Temporada de estreia: Território Específico 
A partir de 27 de janeiro, todas as quintas-feiras, nas principais plataformas de podcast e no canal do Youtube do Inhotim.


 


 


 

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here