Aliança Francesa homenageia revolucionária da Comuna de Paris

0
72
Espetáculo Pour Louise – Foto: Morgana Narjara

Um dos grandes nomes da Comuna de Paris, Louise Michel recebe homenagem da Aliança Francesa SP. Lá acontece o sarau online Pour Louise ou A Desejada Virtude da Resistência, com fragmentos da peça de mesmo nome exibida pela primeira vez em 2018, além de canções originais.

Também acontece um debate com a equipe do espetáculo, assim como o lançamento de um EP com as músicas do número artístico.

O sarau pode ser visto pela plataforma Zoom de forma gratuita, mas para acompanhar é preciso reservar o seu ingresso no site Sympla. Tanto o sarau, quando o debate pós-espetáculo contam com acessibilidade em libras.

A direção e dramaturgia de Pour Louise fica a cargo de Luciana Lyra, e um dos grandes destaques do elenco é a atriz octogenária Beatriz Tragtenberg. E ainda traz Lucila Tragtenberg, Mariana Mayor, Larissa Galvão, Paulo Tó e Paulinho Brandão. Os atores também participam da instrumentação do EP com canções do espetáculo, que tem sua produção e mixagem feita por Tó.

O evento virtual homenageia os 150 anos da Comuna de Paris, que chegou ao fim exatamente no dia 28 de maio de 1871. A comuna foi uma evolução dos trabalhadores que aconteceu na capital francesa e tinha como principais reivindicações o sufrágio universal, igualdade entre homens e mulheres e melhores condições de trabalho.

Dentre os revolucionários presentes na Comuna de Paris, Louise Michel era um dos nomes mais fortes, principalmente na defesa dos direitos femininos. À época a autora foi responsável por escrever os livros Memórias e História da Comuna de Paris, que foram o ponto de partida para o espetáculo.

A peça Pour Louise ou A Desejada Virtude da Resistência estreou em 2018 com uma curta temporada no Espaço da Cia. do Latão, em São Paulo. De acordo com Lyra, a primeira dificuldade de adaptar o espetáculo para o ambiente virtual foi se reconectar com o material, com o qual não tinha contato há alguns anos, e selecionar os fragmentos que fariam parte do sarau.

A retomada em meio virtual nos traz outras questões, especialmente com relação as dinâmicas técnicas desta ação e a dificuldade da ausência de interação física com o público“, aponta Lyra. No entanto, a diretora também ressaltou que um dos maiores pontos positivos do ambiente virtual é a capacidade de levar Pour Louise para ainda mais pessoas.

Algo que nos seduziu nesta possibilidade de reencontrar o trabalho no evento da Aliança Francesa é justamente alcançar uma conexão com novos públicos, que não eram impactados com o teatro de maneira presencial. E também levar as mensagens tão atuais de Louise Michel para esse público, em especial nos tempos tão nebulosos politicamente do Brasil“, conta a diretora.

Serviço
Pour Louise ou A Desejada Virtude da Resistência
Exibição virtual e gratuita pela Aliança Francesa SP, em homenagem aos 150 anos da Comuna de Paris.
28 de maio de 2021, a partir das 20h.
Para participar, é necessário reservar seu ingresso grátis no site da Sympla.

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here