6 motivos para conferir a exposição sobre Charles Darwin na Fiesp

0
Mostra Darwin: Origens & Evolução. Foto: Divulgação

Charles Darwin é reconhecido por sua Teoria da Evolução, em que a seleção natural, tendo por base a transmutação das espécies, é um dos conceitos fundamentais.

O naturalista faleceu aos 73 anos, em 1882, e suas contribuições podem ser experimentadas e vistas na exposição Darwin: Origens & Evolução, que acaba de chegar o Espaço de Exposições do Centro Cultural FIESP.

Confira os 6 motivos que tornam a exposição imperdível

1º – Sucesso na temporada no Rio de Janeiro

A mostra ficou aberta por dois meses no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 2019. Lá recebeu mais de trinta mil visitantes enquanto ficou disponível.

2º – Mais de 300 peças no acervo

A exposição traz 332 peças e atividades presenciais. Dessa forma, a trajetória do biólogo inglês é contextualizada na elaboração da teoria da evolução das espécies, com animais taxidermizados, crânios, fósseis, gravuras históricas e textos críticos.

E apresenta as comunicações e conversas de Darwin com outros cientistas, que levaram à conclusão da teoria da evolução.

3º – Inclusão no acervo de peças de museus paulistanos

São exibidas coleções de museus do Rio de Janeiro, como Museu Nacional, Museu de Ciências da Terra e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico. E a novidade, para a mostra em São Paulo, é captação de peças do Museu Biológico do Butantan e do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP).

Dentre as coleções científicas do MZUSP, criado em 1890, estão animais taxidermizados, como tartaruga-marinha, jacaré, quati, cachorro do mato e um pássaro guará.

4º – Aplicação da teoria com às artes

Mostra Darwin: Origens & Evolução. Foto: Divulgação

Artistas contemporâneos trazem obras que dialogam com a ciência e a teoria da evolução. O brasileiro Fernando Lindote, em O Guardião fala II, põe o visitante em confronto com os ancestrais primatas. Já a dinamarquesa Marika Seidler mostra a relação entre humanidade e natureza na vídeo-instalação Rapas das Bestas.

Outros trabalhos também são apresentados para explorar a visão do mundo antes e depois da teoria Darwin, como: dos brasileiros Gisela Motta, Leandro Lima, Tiago Sant’Ana e do norte-americano Juan Fontanive.

Há ainda dois dioramas, quadros que exploram a ilusão ótica, criados especialmente pelo designer de bonecos Bruno Dante.

Para a mostra em São Paulo, foi incluída a escultura Cana-coluna do artista baiano Tiago Sant’Ana e as animações analógicas de Juan Fontanive, que se utilizam da linguagem do flip-book.

5º – Jogos e brincadeiras

Para tornar a mostra mais divertida e ampliar os conhecimentos do visitante, 5 jogos e 3 animações inéditos foram criados por uma equipe multidisciplinar.

Assim quem for à mostra pode investigar a teoria sobre as diferentes raças de cachorros. Feito por meio de um jogo de memória digital inspirado no interesse de Darwin pela variação das plantas e animais domesticados através de milhares de anos.

Mostra Darwin: Origens & Evolução. Foto: Divulgação

Ainda pode brincar de acertar quais frutas são nativas do Brasil e quais não são. E, por fim, polinizar plantas e vivenciar uma experiência estética interativa a partir das obras de artes contemporâneas.

6º – Visita Virtual e inclusiva

Quem ainda não se sente seguro para sair de casa, tem uma versão gratuita e remota disponível. O site é acessível e conta com vídeos em libras, áudioguia e áudio descrição.

E quem for na mostra presencial pode acessar conteúdos por meio de QR codes espalhados na galeria do Espaço.

SERVIÇO
Exposição Darwin – Origens & Evolução
De 7 de julho a 30 de dezembro de 2021, quarta a domingo, das 13h às 20h.
Agendamento: sesisp.org.br/eventos
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313 – Cerqueira césar, São Paulo, SP)
Mostra online: mostradarwin.com.br
Mais informações: www.centroculturalfiesp.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui