5 principais filmes do cineasta Paulo Thiago

0
Foto: Nelson Perez/ Agência O Globo

O cineasta Paulo Thiago faleceu na madrugada de sábado, dia 5, no Rio de Janeiro, por uma parada cardíaca em consequência de uma doença hematológica. Ele tinha 75 anos e estava internado no Hospital Samaritano desde o dia 7 de maio.

Paulo era produtor e diretor e foi fundamental para a cinematografia brasileira, sendo um dos poucos cineastas do Brasil agraciado com o Prêmio da FIPRESCI, pelo seu primeiro filme Os Senhores da Terra (1970).

Presidiu o Sindicato da Indústria Cinematográfica e Audiovisual do Rio de Janeiro (SICAV), a Associação Brasileira de Produtores Cinematográficos e também foi um dos fundadores da Associação Brasileira dos Cineastas

Vivendo todas as ondas culturais que o Rio de Janeiro poderia proporcionar, Paulo Thiago era apaixonado pela escrita, pelo cinema e teatro, fazendo com que sua carreira fosse marcada por adaptações como O Poema de Sete Faces (2002) e Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1997).

Atualmente se preparava para rodar Rabo de Foguete, baseado na obra de Ferreira Gullar, e um documentário sobre o grupo musical MPB4. Ele deixa a esposa Gláucia Camargos e os filhos Pedro Antônio e Paulo Francisco.

Relembre algumas das principais obras que marcaram a trajetória de Paulo Thiago na cinematografia brasileira.

A Última Chance - Foto: Divulgação
A Última Chance – Foto: Divulgação

#1 — A ÚLTIMA CHANCE (2017)

O presidiário e campeão brasileiro de muay thai Fabio Leão, esteve desde os 14 anos envolvido com tráfico e a criminalidade. Nascido na Vila Kennedy, subúrbio do Rio de Janeiro, a paixão pelo ringue o levou a um novo mundo.

#2 — POETA DE SETE FACES (2002)

Este documentário remonta a trajetória do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade, investigando, documentando e interpretando momentos de seus primeiros anos de vida, sua mudança para o Rio de Janeiro até o auge de sua carreira.

COISA MAIS LINDA - HISTÓRIAS E CASOS DA BOSSA NOVA - Foto: Divulgação
COISA MAIS LINDA – HISTÓRIAS E CASOS DA BOSSA NOVA – Foto: Divulgação

#3 — COISA MAIS LINDA: HISTÓRIAS E CASOS DA BOSSA NOVA (2005)

É um documentário musical e informativo sobre o nascimento da Bossa Nova, na década de 1950. Contém imagens de arquivo com entrevistas e apresentações exclusivas de Roberto Menescal, Carlos Lyra, Johnny Alf, Leny Andrade, entre outros.

#4 — ORQUESTRA DOS MENINOS (2008)

Orquestra de Meninos - Foto: Divulgação
Orquestra de Meninos – Foto: Divulgação

Um jovem músico de 13 anos, integrante da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano, é sequestrado. A polícia suspeita do criador da orquestra, o maestro Mozart Vieira. Com a acusação, o trabalho com a comunidade carente pode desaparecer.

#5 — SAGARANA, O DUELO (1974)

Turíbio flagra sua mulher Silvana com um amante que é caçador de cangaceiros, planejando se vingar Turíbio acaba matando o homem errado. Para prendê-lo pelo crime quem o persegue é justamente o amante da mulher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui