4 filmes sobre Van Gogh | Blog e-Urbanidade

0
363
Com Amor, Van Gogh - Foto: Divulgação / Loving Vincent Sp.z.o.o. & Loving Vincent Ltd
Com Amor, Van Gogh - Foto: Divulgação / Loving Vincent Sp.z.o.o. & Loving Vincent Ltd
Com Amor, Van Gogh - Foto: Divulgação / Loving Vincent Sp.z.o.o. & Loving Vincent Ltd
Com Amor, Van Gogh – Foto: Divulgação / Loving Vincent Sp.z.o.o. & Loving Vincent Ltd

Apesar dos exatos 130 anos da morte de Vincent Willem van Gogh, ainda é possível notar a importância e constante presença de sua enigmática figura. Considerado um dos maiores artistas da arte ocidental, foi só após a partida que obteve o devido reconhecimento.

Seja por suas pinceladas e estilo inconfundíveis, ou pela vida marcada por doenças mentais e tragédias, Van Gogh é a personificação máxima do gênio incompreendido.

A beleza e sentimento que emanam das telas pós-impressionistas já são magnéticas por si só, mas é na trajetória pessoal do pintor que encontramos as peças que formam o quebra-cabeça do imaginário popular.

Ele deixa como herança contribuições importantes para a arte moderna, mas sua influência não se resume aos quadros. O cinema também bebe da fonte de sua estética e história, originando grandes trabalhos na tela grande.

Celebrando a vida e obra do artista, o Blog e-Urbanidade listou 4 filmes para (tentar) entender e se apaixonar por Vincent van Gogh. Confira:

#1 – Van Gogh, de Alain Resnais

Realizado em 1948, o filme biográfico é o primeiro a falar sobre o artista e conta sua história apenas por meio de suas pinturas e ilustrações. Pelo trabalho, Resnais venceu o Oscar de melhor curta, em 1950 e Van Gogh, conhecido também pela exuberância e uso das cores, se mostra poderoso até em preto e branco.

#2 – Sede de Viver, de Vincent Minnelli

Inspirado no livro homônimo de Irving Stone, tem início quando o artista, interpretado por Kirk Douglas, ainda tenta ser pastor numa vila de mineiros na Bélgica. No decorrer da vida, passa por desilusões amorosas, conhece outros artistas e tem uma intensa relação com o pintor Paul Gauguin, vivido por Anthony Quinn. Douglas e Quinn ganham um Globo de Ouro e um Oscar, respectivamente, por suas grandes atuações.

#3 – Com Amor, Van Gogh, de Dorota Kobiela e Hugh Welchman

Um verdadeira declaração de amor ao trabalho do artista. A animação biográfica é o primeiro filme totalmente pintado, envolvendo 115 pintores. A técnica escolhida foi o óleo sobre tela, a mesma utilizada por Van Gogh. Com certeza, um dos filmes mais bonitos que você verá.

#4 – No Portal da Eternidade, de Julian Schnabel

Com atuação primorosa de Willem Dafoe, retrata os últimos anos do pintor em Arles, no sul da França. A obra vai além da imagem do artista torturado e busca compreender a mente adoecida e sua perspectiva de mundo. Há humanização, antes do gênio das artes, o indivíduo.

[toggle title=”Van Gogh no teatro ” state=”close”]

Van Gogh por Gauguin - Foto: Leekyung Kim
Van Gogh por Gauguin – Foto: Leekyung Kim

Em 2019, os atores Alex Morenno e Augusto Zacchi participaram da montagem da peça Van Gogh por Gauguin. O texto da novelista Thelma Guedes trouxe para os palcos o encontro entre o pintor e Paul Gauguin, na Casa Amarela, em 1888.

Segue link para ler a crítica completa da montagem.

[/toggle]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here