17ª edição da SP-Arte: conheça a programação e os destaques do evento

17ª SP-Arte aposta em modelo híbrido com atividades presenciais na ARCA e no Viewing Room, espaço digital do evento

0
51
Fachada da ARCA. Crédito: imagem ARCA
Fachada da ARCA. Crédito: imagem ARCA

A 17ª edição da SP-Arte, Festival Internacional de Arte de São Paulo, acontece entre os dias 20 e 24 de outubro, na ARCA, um galpão localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo, com aproximadamente 9.000 m².

Neste ano, além de acompanhar as principais tendências e inovações do cenário artístico, a feira também estreia em modelo híbrido, em uma alternância entre a retomada das atividades presenciais e o Viewing Room, espaço digital do evento, que pode ser acesso através do site www.sp-arte.com.

A principal missão da SP-Arte é desenvolver o mercado de arte brasileiro e busca fazer isso por meio de parceiras com as galerias e as instituições. Neste ano conta com alguns destaques muito especiais para o evento.

Nomes da 17ª edição da SP-Arte

Para a edição deste ano foram confirmados 128 expositores, destes 84 são presenciais e 44 exclusivos para o universo digital. Alguns dos nomes que estarão presentes esse ano são: Mendes Wood DM (SP-NY Bruxelas), Galeria Luisa Strina (SP), Bergamin & Gomide (SP), Fortes D’Aloia & Gabriel (SP-RIO) e Pinakotheke (SP).

As jovens galerias estreantes no evento estão redesenhando o circuito das artes visuais, são elas: Quadra (RJ), HOA (SP) e Projeto Vênus (SP). Se tratando de outras partes do país, tem como representatividade a Galeria Ybakatu (Florianópolis) e Paulo Darzé Galeria (Salvador).

As galerias internacionais que estão presencialmente são: SUR, DE Punta del Leste (Uruguai), Galeria De Las Misiones, de Montevideo (Uruguai) e Opera Gallery, de Miami (EUA).

Em se tratando de um evento híbrido, ou seja, que tem acontecimentos presenciais e online, os museus e projetos especiais tem painéis com QR Codes que direcionaram o público aos seus respectivos Viewing Rooms.

Os expositores presentes na modalidade virtual são: ETEL, Artemobilia Galeria, Jacqueline Terpins, Mobilia Tempo, Passado Composto Século XX, Sandra & Marcio, Hugo França e Estúdio Tupi.

Destaques

Este ano, o Viewing Room tem destaque privilegiado no site e as curadorias estarão presentes durante os cinco dias de evento. São publicados textos a partir dos termos abordados pelos curadores Catarina Duncan, Diane Lima, Pollyana Quintella, Ricardo Sardenberg, Tiago Mesquita e a especialista em design Winnie Bastian.

A exposição Arte E Tecnologia: Uma Revolução Em Curso conta com a curadoria de Ana Carolina Ralston e ocupa o STATE, espaço vizinho da Arca. “Nela, estão reunidas obras de artistas nacionais e internacionais e de diferentes gerações que, em comum, desdobram suas pesquisas utilizando a tecnologia como processo intrínseco de suas criações. A mostra discute o lugar da tecnologia em cada produção, seja ela gerada e nascida na esfera digital ou materializada pelos recursos e reflexões que a própria nos possibilita”, conclui a curadora.

Para tornar o evento ainda mais inclusivo, os pesquisadores Frederico Coelho e Camila Bechelany propõem audioguias de 7 a 10 minutos para contribuir com a experiência.

A SP-Arte Experiências Digitais traz como consultora e especialista no mercado de arte Vivian Gandelsman para navegar por projetos, discussões e propostas criativas para contribuir com a produção artística dentro do universo digital.

A ideia aqui é criar possibilidades de fomentar um ecossistema baseado na cooperação, compartilhamento de informações e experiências. A atividade será composta por cinco Talks: Colaborações Transdisciplinares; NFTs e Tecnologia Blockchain; Experimentações no Campo Digital; Co-constituições Capital e Subjetiva; Práticas de Experimentação e Transgressão Disciplinar.

Cápsula

Está é a quarta edição do Cápsula, realizada pela Galeria Jaqueline Martins, com foco de articular pensadores nacionais e internacionais para abordarem temas da contemporaneidade como meio-ambiente, política e direitos civis dentro do contexto das artes.

O tema será A Caminhada Maya E Guarani Contra O Extravismo e a transmissão será ao vivo pelo canal do YouTube da SP-Arte nos dias 16 e 23 de outubro, às 11h e fica gravado.

Serviço

17ª SP-Arte
Local: ARCA – Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo
Período: 20 a 24 de outubro de 2021
Horários: quarta-feira, das 12h às 21h | quinta-feira a sábado, das 12h às 20h | domingo, das 11h às 18h
Agendamento de visitas: https://www.sp-arte.com
Classificação indicativa: Livre
Ingressos:  25 (meia-entrada) e 50 (inteira)

Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here